Projeto Sede Zero leva água potável para famílias que vivem da agricultura e criação de animais na região Norte do Ceará.
Com o objetivo de levar água potável às comunidades do semiárido, a Prefeitura de Senador Sá entregou 20 poços profundos, por meio do programa Sede Zero. Criado em 2021, o programa se tornou referência para outros municípios da região Norte do Estado.
Proporcionando qualidade de vida, a água chega para moradores do município que fazem
agricultura familiar ou criam animais. “A felicidade é grande, era uma coisa que a gente esperava há muito tempo. Antes, a gente ia buscar no açude de bicicleta. Era um sonho que a gente tinha e achava que nunca ia acontecer. Agora, a água chegou”, comemora Dona Antônia, moradora do povoado de Picadas.
Para o Prefeito de Senador Sá, Bel Júnior (PP), a felicidade de Dona Antônia é o resultado de muito esforço no campo político e orçamentário do município. “A prioridade é garantir às famílias dessa região semiárida, especialmente, as da zona rural, que tem suas plantações e criações de animais, que tenham acesso a água potável dentro de casa, na torneira, sem a necessidade de carregar baldes na cabeça por quilômetros”, ressalta o gestor.
Vale lembrar que o clima semiárido é caracterizado pelas altas temperaturas, baixa amplitude térmica anual, baixa umidade relativa do ar e longos períodos sem chuva, a chamada estiagem. “Com o programa vamos garantir mais qualidade de vida e bem-estar para milhares de famílias”, completa Bel Júnior.
A verba investida no programa foi de R$500 mil e vem de recursos próprios do município. O Sede Zero inclui perfuração, encanamento e instalações de caixas d’água.