A Escola de Jovens Empreendedores Sociais está com inscrições abertas para os percursos formativos, com o objetivo de capacitar jovens para transformar ideias em soluções de impacto social. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Juventude, e integra as Escolas Criativas da Juventude.
Estruturada para guiar os alunos desde a concepção de uma ideia até a criação de um protótipo, a capacitação é composta pelos módulos: “Da ideia ao produto de empreendedorismo social”, “Como encontrar a sua causa social”, e “Sustentabilidade e inovação ODS”, em um percurso completo de desenvolvimento de soluções.
“O objetivo é levar o aluno a desenvolver uma solução para um problema que ele queira resolver na demanda social – da ideia até um produto que tem impacto social”, explicou o professor Rogério Barros, um dos responsáveis pela formação. “O aluno vai fazer uma trajetória desde a identificação do problema até a validação da ideia, passando pelo desenho de um modelo de negócio, identificação de personas e desenvolvimento de soluções centradas na necessidade dos clientes e usuários. O curso permite que ele valide e tire sua ideia do papel durante o decorrer”, descreve.
Professor Rogério também destaca as competências e habilidades que os participantes irão desenvolver durante a escola. “Eles vão desenvolver o trabalho em grupo, com liderança e resolução de problemas complexos, resultando em soluções robustas. Já fiz isso mais de uma vez em comunidades e os resultados são sempre impressionantes. Eles também irão aprimorar a capacidade de comunicação, explicando, apresentando e defendendo suas ideias, além de investigar profundamente as dores existentes. O empreendedor precisa ter a capacidade de olhar para um problema e encontrar uma oportunidade de negócio. Certamente, eles desenvolverão criatividade e se instrumentalizarão com ferramentas de empreendedorismo, como a elaboração de modelos de negócio, uso do canvas da proposta de valor e ferramentas de design thinking”, acrescentou.
O secretário da Juventude, Davi Gomes, destacou o papel do programa para os jovens de Fortaleza. “Com a Escola Criativa de Jovens Empreendedores Sociais, fornecemos aos nossos jovens as ferramentas necessárias para que eles se tornem agentes de mudança em suas comunidades”, afirmou.
Como se inscrever
Jovens de 15 a 29 anos, residentes em Fortaleza, podem se inscrever gratuitamente no Portal da Juventude (https://portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br/).
Serviço
Escola Criativa de Jovens Empreendedores Sociais
Inscrições abertas no Portal da Juventude: https://portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br/
Datas do curso: 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31 de julho e 01/agosto – das 14h às 18h
Agosto: 06, 07, 08, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28, 29 – das 14h às 16h