A ação tem objetivo de diminuir a fila por uma cirurgia eletiva oftalmológica de catarata e é promovida pela Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além do procedimento, todos os pacientes são contemplados com kits de cuidados pós-operatório.
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, acompanhou o início de uma nova fase da campanha de cirurgias coletivas de catarata, com o processo de triagem para a realização das cirurgias e, nesse primeiro momento, as pessoas que já se cadastraram na Central de Regulação da Secretaria, passam por consultas especializadas, avaliações e exames. Após essa fase e em caso de indicação de intervenção cirúrgica, o paciente contará com toda infraestrutura técnica e equipe médica. Todo o processo é realizado por uma clínica instalada no município de Caucaia e credenciada junto à Prefeitura.
“São mais de 2.500 cirurgias para que o nosso povo de Caucaia possa ver ainda melhor as belezas do nosso município. E, pela primeira vez, os procedimentos estão acontecendo aqui mesmo em nossa cidade, sem precisar as pessoas se deslocarem para outros município”, afirmou Vitor Valim.
O procedimento, que é denominado facectomia, consiste na substituição do cristalino (lente natural do olho) por uma lente intraocular ocular artificial.
Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia, destaca a importância da ação. “A nossa meta é que as pessoas tenham mais qualidade de vida. Para isso, uma clínica foi credenciada e está apta a ofertar uma cirurgia de sucesso, com toda a segurança e seriedade que a população caucaiense merece”, afirma.
Após todo o processo, os pacientes passam por instruções sobre o pós-operatório, bem como a garantia da consulta após 15 dias. Posteriormente, além das cirurgias de catarata, outros serviços também serão disponibilizados, tais como operação de pterígio e limpeza das lentes.
Como se cadastrar
Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar as Unidades de Atenção Primárias à Saúde/UAPS (postos de saúde) para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Logo em seguida, será agendada e regulada a triagem e a cirurgia oftalmológica na Central de Regulação.
As pessoas que já se cadastraram e passaram por consultas e ainda não foram contactadas, devem procurar a sede da Secretaria de Saúde.
Sobre a catarata
A catarata se configura pela opacidade do cristalino. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.
Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições contra indicam momentaneamente a realização do procedimento, como o paciente possuir diabetes e hipertensão mal controlados, fazer uso de anticoagulantes e outras medicações, assim como algumas doenças oftalmológicas. Nesses casos, o médico avaliará avaliar o caso e definir a melhor conduta a ser tomada.