• seg. abr 14th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Porto Iracema das Artes promove apresentações artísticas gratuitas em Fortaleza e no interior 

Dando continuidade à programação da partilha pública “Rotas de Criação”, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – promove uma série de atividades culturais gratuitas e abertas ao público entre os dias 18 e 22 de novembro. As apresentações, que exploram diferentes campos artísticos, acontecem nas cidades de FortalezaJuazeiro do Norte e Barbalha

Os responsáveis por iniciar a semana de espetáculos foram a rapper Má Dame e a banda Pira Coletiva. Os artistas se apresentaram no pátio da Porto Iracema das Artes, na capital cearense, nesta segunda-feira (18). Durante as performances, os artistas compartilharam com o público, pela primeira vez, os materiais desenvolvidos durante a construção dos projetos “Mixtape Codinome Rosatômica”, criado pela rapper em parceria com o produtor Nego Célio, e “Carnaval do Futuro”, do grupo de rock experimental.

Já na terça (19), o público se encanta com a apresentação do projeto teatral “O Sinal: uma ação artivista circense”, às 17h. Na ocasião, os artistas à frente da iniciativa convidam os espectadores a acompanhá-los durante performance na avenida Monsenhor Tabosa e, posteriormente, conversar sobre o trabalho apresentado, desenvolvido no Laboratório de Teatro da Escola. 

Finalizando as atividades da semana em Fortaleza, o grupo teatral Bagaceira realiza ensaio aberto do projeto “Inacabado: Bagaceira 25 anos”, que explora investigações, experimentações e livre criação de cenas curtas. Os artistas ainda aproveitam o momento para discutir, com o público, a construção da performance. Marcado para quinta-feira (21), o evento acontece no espaço cultural Casa da Esquina, no bairro de Fátima, a partir das 19h. 

No mesmo dia, em Juazeiro do Norte, o quarteto de saxofones Kariri Sax apresenta o projeto “Músicas do Kariri”, no miniauditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), às 16h30. A iniciativa musical desenvolve um repertório de composições e arranjos inéditos, inspirados na estética e nos elementos únicos do Cariri.

Por fim, na sexta (22), o município de Barbalha recebe a atividade interativa de dança “Corpoquilombo: poéticas de urgência”, no Terreiro Arte e Tradição, às 19h. Contando com a participação do público, a performance explora diferentes aspectos da capoeira.

A partilha pública “Rotas de Criação” é o momento em que os participantes dos Laboratórios de Criação da Escola podem mostrar, pela primeira vez, o desenvolvimento de seus trabalhos ao público. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com Patrocínio Master da Nubank e Patrocínio da Cagece.

Confira detalhes de cada apresentação

19 de novembro | Terça

[TEATRO] Rotas de Criação do projeto O Sinal: uma ação artivista circense

com Carlos Coreano, Gleilton Silva,  Raquel Pereira, Wesley Lobo e a tutora Sâmia Bittencourt

Local: Ponto de encontro na Porto Iracema das Artes

Horário: 17h 

21 de novembro | Quinta

[TEATRO] Rotas de Criação do projeto Inacabado: Bagaceira 25 anos

com Débora Ingrid, Isabella Cavalcanti, Rafael Martins, Ricardo Tabosa e Tatiana Amorim

Local: Casa da Esquina – R. João Lobo Filho, 62 – Fátima

Horário: 19h

21 de novembro | Quinta 

[MÚSICA] Rotas de criação do projeto ‘Músicas do Kariri – Audição Comentada junto ao tutor Leonardo Pellegrim

Local: Miniauditório da UFCA – Juazeiro do Norte

Horário: 16h30

22 de Novembro | Sexta

[DANÇA] Rotas de Criação do projeto: Corpoquilombo: poéticas de urgência

com Suzana Carneiro, Mestre Chico Ceará, Dinha Fonseca e a presença de Veronica Navarro (Argentina).

Local: Terreiro Arte e Tradição – Sítio Santo Antônio, SN, Arajara, Barbalha/CE

Horário: 19h

Sobre as rotas de criação

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Sobre os laboratórios de criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

Sobre a escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *