• dom. set 29th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Por que a África do Sul é o destino queridinho dos nômades digitais?

    Basta uma boa conexão com a internet, e pronto! Qualquer lugar pode virar local de trabalho. Essa é a rotina dos nômades digitais, profissionais que viajam pelo mundo trabalhando de forma remota, seja vinculado a uma empresa ou de forma autônoma. Esse estilo de vida ganhou força principalmente durante a pandemia e já soma 35 milhões de adeptos. Conforme o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa especializada em migração, estima-se que até 2035 existam cerca de 1 bilhão de nômades digitais. Alguns países e cidades têm, inclusive, facilitado vistos de entrada para estes profissionais.

    Para a psicóloga Luana Saggioratto Mofato, 38 anos, headhunter em uma empresa de recrutamento e seleção de São Paulo, a experiência de trabalho remota começou em junho deste ano – e do outro lado do Atlântico! A especialista em Recursos Humanos deixou o escritório, fez as malas e partiu para uma experiência de seis meses na África do Sul. “Sempre tive muita vontade de vir para cá para fazer trabalho voluntário, mas nunca pensei em intercâmbio. Confesso que me surpreendi positivamente com esta escolha. Não poderia ter tomado uma decisão melhor”, conta ela, direto da Cidade do Cabo, onde ficará até dezembro. 

    Com características similares ao Brasil, a África do Sul tem atraído não só Luana como muitos outros profissionais brasileiros. Na plataforma de viagens Let’s Bora, especializada em roteiros no país sul-africano, a procura por esse estilo de viagem é maior principalmente entre mulheres de 28 a 36 anos, com carreiras sólidas, que aproveitam a condição de trabalho remoto para migrar temporariamente para um novo destino e estudar Inglês, sem abrir mão de sua carreira e remuneração do Brasil. “A África do Sul é um país em desenvolvimento, assim como o Brasil, que tem as suas dificuldades financeiras. Mas, por outro lado, as belezas naturais e  a energia do povo africano fazem esse lugar ser muito mais especial”, destaca Babi Braz, CEO da Let’s Bora.

    O clima e o estilo de vida parecido com o dos brasileiros estão entre as principais atrações do destino, mas há outros fatores que têm feito a África do Sul se tornar uma das queridinhas dos nômades digitais: economia. “Um dos motivos pelo qual escolhi a Cidade do Cabo foi a questão da moeda, sendo um dos únicos países que o Real é valorizado. É uma opção com custos mais baixos do que seria uma viagem à Europa, por exemplo”, comenta Luana. 

    Com uma diferença de fuso de cinco horas à frente de Brasília, a psicóloga tem conseguido conciliar estudo e trabalho, com aulas de Inglês no período da manhã e trabalho à tarde e à noite. Em seu tempo livre, Luana conta que aproveita para curtir a cidade e apreciar as belas paisagens da Cidade do Cabo, que é conhecida, justamente, por oferecer diversas atividades próximas da natureza, com belas praias e atrativos diversos. “Me apaixono cada dia mais”, resume.

    6 coisas que fazem da África do Sul um lugar perfeito para nômades digitais

    O país já é um destino procurado por quem deseja aprender Inglês, e agora vem se consolidando entre os nômades digitais. Confira alguns fatores que tornam a África do Sul cada vez mais atrativa para estes profissionais:

    1. É econômico: A moeda sul-africana, ZAR ou Rand, está desvalorizada com relação ao Real. Para se ter uma, no início de outubro, 1 ZAR equivalia a aproximadamente R$: 0,30. Essa cotação garante uma excelente conversão para os custos durante a viagem. É possível comer, beber, ter momentos de lazer e se locomover gastando praticamente o mesmo ou menos do que gastaria no Brasil.

    2. Diversidade: Pluralidade e multicultura fazem parte da identidade da África do Sul, formada por diversos povos e diferentes colonizadores, com forte influência holandesa e especialmente britânica. O país tem 11 línguas oficiais, entre elas o Inglês. Apesar da dura e recente história de Apartheid, a África do Sul também é hoje mundialmente reconhecida como “The Rainbow Nation”, especialmente pela fusão de diferentes culturas e pessoas.

    3. Estilo de vida: Falando especialmente sobre a Cidade do Cabo, está localizada na província de Western Cape e conta com uma geografia que une mar e montanha, além de parques e cachoeiras, o que faz com que a cidade respire um estilo de vida leve e muito conectado com atividades ao ar livre e esportes. A região conta com inúmeras praias, para diferentes gostos, desde as perfeitas para a prática de esportes como kitesurf e surf, passando por badalação e azaração, até praias de nudismo. 

    4. Desenvolvimento: A Cidade do Cabo é a segunda principal cidade da África do Sul, o que faz com que sua estrutura urbana seja extremamente bem desenvolvida. É possível encontrar facilidades como shoppings centers, hipermercados, redes de farmácias, marcas internacionais, culinária do mundo inteiro e muitas opções de lazer.

    5. Cultura friendly: A Cidade do Cabo é extremamente amigável e com uma cultura jovem muito forte, por isso opções de entretenimento não faltam, especialmente nas altas temporadas. A cidade oferece uma infinidade de bares, restaurantes e baladas para todos os perfis, públicos e bolsos. Também é um destino extremamente democrático, ou seja, é possível ter acesso a uma série de eventos abertos e gratuitos, além de uma infinidade de festivais de música, arte e esportes.

    6. Clima: As temperaturas na África do Sul são muito parecidas com as do Brasil. O calendário africano está alinhado ao brasileiro, ou seja, vive simultaneamente as mesmas estações, e com temperaturas bem próximas. A média do verão sul-africano é de 30ºC, enquanto no inverno os termômetros ficam em torno de 15ºC. Na África do Sul, as quatro estações também são bem definidas.

    Sobre a Let’s Bora

    A Let’s Bora é uma plataforma de viagens que está mudando a maneira de se pensar, planejar e viver o intercâmbio. Fundada em agosto de 2020 pela empresária Babi Braz, a startup aposta em experiências de transformação e aprendizado através de viagens, oferecendo vivências muito vão além da sala aula, com atuação focada em destinos exclusivos e fora das rotas tradicionais, por meio de um modelo de trabalho 100% digital.Em atuação conjunta com parceiros locais, os pacotes de viagem oferecidos pela empresa estão alinhados com educação, projetos sociais e atividades de turismo. Desde o início de 2022, a Let’s Bora contempla também roteiros para Malta e México, seguindo as mesmas premissas dos pacotes oferecidos para a África do Sul. 

    Onde encontrar:

    letsborabr.com/

    instagram.com/letsborabr

    hello@letsborabr.com

    (11) 4933-2647

    By Redação

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, economia, moda, saúde, gastronomia, turismo e entretenimento no Brasil.Contato: influxoportal@gmail.com | Redes Sociais: @influxoportal | Youtube: https://www.youtube.com/@influxoportal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *