O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou, na última semana, o terceiro episódio do “MedPlanner”, podcast direcionado para o planejamento do médico. O diretor de comunicação, Dr. Francisco Abaeté, entrevista o economista Vinícius Machado, especialista no mercado financeiro, gestor de investimentos (CGA/CVM) e fundador da VM Finanças.
Intitulado “Planejamento tributário para o médico”, o tema debatido pelos profissionais gerou discussão sobre como o médico pode obter a menor tributação como pessoa física ou pessoa jurídica. De acordo com Vinicius, seu objetivo é tratar do patrimônio do médico de uma forma mais fácil e fluida.
Durante o episódio, o profissional fala sobre os diferentes impostos, além de como montar um planejamento tributário para 2023. Segundo Vinícius Machado, utilizar o livro caixa e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) são duas coisas que nem sempre o médico faz ou não utiliza todo o potencial.
“Se o médico não faz bem essa parte, ele tem menos dinheiro para investir e em algum momento, se fizer alguma coisa errada, pode ter um prejuízo”, explica. Segundo Vinicius, o preenchimento do livro caixa deve ser feito mensalmente com todas as despesas, já o PGBL funciona como um investimento, uma reserva de dinheiro segura, com as mesmas vantagens de uma previdência, e que também permite uma dedução tributária.
Confira o episódio na íntegra em https://linktr.ee/Sindicatodosmedicosdoceara