A Pinacoteca do Ceará recebe uma nova instalação do artista francês Félix Blume que convida o público a participar de uma imersão sonora com as abelhas a partir desta quarta (13). O museu ainda destaca, na programação semanal, a exibição da cinebiografia sobre a fotógrafa e artista Claudia Andujar, as atividades infantis e o Yoga ao pôr do sol, que nesta semana traz a prática da Hatha Yoga. Todas as atividades são gratuitas no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Apresentada pela primeira vez no Brasil, a instalação sonora Enxame conta com 250 alto-falantes que reproduzem o som de uma abelha. Com aparatos suspensos que lembram um enxame, a obra convida o público a diferentes experiências de escuta em uma imersão sonora com as abelhas. A instalação fica aberta à visitação no hall da Pinacoteca do Ceará até o dia 1º de dezembro e será exposta simultaneamente no Brasil, no México e na Espanha.
Artista sonoro e engenheiro de som, Felix Blume cria peças e instalações sonoras colaborativas, explorando o espaço público e sons naturais e urbanos para estimular uma escuta ampliada. Suas obras já foram apresentadas em museus e festivais internacionais, com prêmios no Phonurgia Nova e em festivais de cinema como L’Alternativa e Côté Court. Na Pinacoteca do Ceará, a instalação Enxame tem o apoio do Instituto Francês, da Embaixada da França no Brasil e do Ciclo3.
Exibição de documentário e yoga
A programação semanal da Pinacoteca do Ceará oferece atividades diversas, para públicos de várias idades. Um destaque é a exibição do documentário “A Senhora das Flechas”, uma cinebiografia produzida pela diretora suíça Heidi Specogna sobre a fotógrafa e artista Claudia Andujar, que desbravou o Brasil da floresta amazônica e das grandes cidades usando uma câmera fotográfica para se comunicar. No percurso, Andujar criou novas linguagens com imagens e registrou momentos relevantes da história do Brasil. O filme será exibido domingo (17), às 11h, no Auditório da Pinacoteca do Ceará. A atividade integra a programação associada à exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, que segue em cartaz no equipamento até dezembro.
Na quarta-feira (13), às 17h30, o Yoga ao pôr do sol traz uma nova prática. A Hatha Yoga será conduzida por Gleici Barbosa. São 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada, com os materiais do museu. Mas, caso os visitantes queiram trazer seus tapetes para participar da prática, haverá espaço para acomodá-los com conforto.
Visitas mediadas
Na quinta-feira (14), às 16h, o museu realiza a “Visita Temática: Cintilações da Dança Onírica”, na exposição “Claudia Andujar. Minha Vida em Dois Mundos”. Após visitar a mostra, o público é convidado a deitar ou sentar sobre travesseiros, ouvir o som e tentar se perceber no espaço enquanto estado de sono. A vivência é inspirada na forma como o sonho é concebido pelo povo yanomami, cuja história e cultura foram amplamente documentadas pela fotógrafa. A classificação indicativa é de 12 anos.
Na sexta (15) e no sábado (16), a partir das 15h, o público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do museu.
No sábado (16), às 16h, a arte educadora Janaína Bento conduz a “Visita Temática: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira”, estimulando os visitantes a pensarem o corpo com e nas obras de arte. A atividade, que integra a programação do 2º Festival Afrocearensidades, passará por obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que também suscitam questões sobre o corpo, suas apresentações, representações e modos de dizibilidade que possam produzir afetações e reflexões naqueles que experienciam o percurso.
Programação Infantil no museu
No domingo (17), o programa Ateliê Criança Cria traz o tema “Tateando o Escuro”, convidando crianças a partir de 4 anos de idade para realizar uma prática de desenhos coloridos sobre papel preto, se relacionando com os trabalhos do artista Antonio Bandeira e proporcionando às crianças uma forma de lidar com o escuro, para além do receio e do medo. A atividade acontece em duas edições, às 10h e às 15h, e oferece 15 vagas para crianças acompanhadas.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
Sobre o Festival Afrocearensidades
O Governo do Ceará lança o 2º Festival AfroCearensidades em celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar. Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado.
Serviço:
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 13 a 17 de novembro
> Quarta-feira, 13.11
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Hatha Yoga, com Gleici Barbosa
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada
> Quinta-feira, 14.11
16h às 17h
Visita Temática: Cintilações da Dança Onírica
Com Liza Maria
Onde: exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 15.11
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada
> Sábado, 16.11
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada
> Sábado, 16.11
16h às 17h
Visita Temática: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira
Com Janaína Bento
Onde: exposição “Amar se Aprende Amando”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 17.11
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Tateando o Escuro
Com Gi Monteiro
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Para crianças a partir de 4 anos
Acessível em Libras
15 vagas por ordem de chegada, para crianças acompanhadas
> Domingo, 17.11
11h às 12h30
Exibição do documentário “A Senhora das Flechas”
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: 12 anos
100 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Instalação Enxame [essaim] – Felix Blume – até 1º de dezembro
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.