• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Pinacoteca do Ceará destaca performance e aula aberta na programação semanal 

    De quinta (22) a domingo (25), a Pinacoteca do Ceará encerra a programação de fevereiro com diversas atividades, destacando a performance da Banda Glamourings e a aula aberta com a pesquisadora Galciani Neves. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ainda visitas mediadas nas exposições em cartaz, além de programação infantil.

    A programação tem início na quinta-feira (22), com o “Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato II”, das 16h às 18h. No segundo ato, os arte educadores da Pinacoteca exploram, junto com o público, obras que usam o texto como parte de sua poética, tanto na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” quanto em “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira. O objetivo é investigar como as palavras moldam o ambiente, repensando conceitos como lar e abrigo. Conecta-se ainda com as palavras de Antonio Bandeira em suas pinturas e os áudios e sentimentos de José Leonilson. A mediação é feita por Beatriz Gurgel e Liza Maria, conta com acessibilidade em Libras e tem classificação indicativa livre.

    Performance e aula aberta

    Ainda na quinta, a Banda Glamourings realiza a performance “Glamourings”, a partir das 18h, no auditório do museu, com classificação indicativa de 12 anos. A Glamourings é um projeto que une diversas linguagens  artísticas na produção de um espetáculo musical  performático. Canções autorais, guitarras melancólicas e synths compõem essa mistura inspirada na música pop, dream pop, rock e folk. O grupo é formado por Melindra Lindra, Tina Reinstrings e Beto Borges, com colaboração de Fernando Catatau e Felipe Couto na produção musical.

    pesquisadora e curadora Galciani Neves realiza, na sexta-feira (23), a partir das 18h, a aula aberta “Aquilo que nós decidimos fazer juntos aqui e agora’’. Na conversa, que ocorre no auditório da Pinacoteca do Ceará, serão compartilhados os processos de pesquisa, diálogos e interações multidisciplinares na produção da mostra “Por um sopro de fúria e esperança – Uma declaração de emergência climática”, realizada entre 2021 e 2022 no Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia, em São Paulo. A atividade conta com acessibilidade em Libras

    Visitas e atividades infantis

    Na sexta-feira (23) e no sábado (24)das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A  participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras. 

    No sábado (24), Beatriz Gurgel faz a mediação de mais uma edição das “Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel”. O programa visa compartilhar saberes-fazeres, estimulando expressão, criação e reflexão. Neste mês, os participantes irão ocupar o espaço do ateliê para criar figuras tridimensionais em papel, inspiradas na exposição “Se arar”. A atividade ocorre das 14h às 16h na exposição “Se arar” e no Ateliê 3, conta com acessibilidade em Libras e é destinada ao público a partir de 15 anos. São disponibilizadas 10 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada. 

    A programação infantil tem início no domingo (25) com o Ateliê Criança Cria, voltado para a criançada. Nesta semana, o público infantil é convidado para a atividade “Incêndio a bordo, coração de papel: Origamis a partir de Leonilson”, que ocorre das 10h às 11h. A ação tem como objetivo dialogar sobre arte de forma lúdica e divertida com as crianças, a partir da construção de barquinhos de papel com base nos símbolos presentes nas obras de Leonilson. A atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos e será mediada por Janaína Bento e Ligia Bessa.

    Também no domingo (25), das 15h às 16h, o museu realiza a atividade “Uma História no Museu – Antonio Bandeira”, que utiliza a contação de histórias como meio de compartilhar narrativas, combinando o imaginário das crianças com informações sobre obras e artistas presentes nas exposições. A atividade é destinada a crianças de 4 a 6 anos. A mediação será feita por Lígia Bessa e Janaína Bento e conta com acessibilidade em Libras. 

    Na mesma tarde, o  museu também realiza a oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!“, ministrada pela artista, professora e pesquisadora Rosa Primo. A atividade ocorre em duas edições: a primeira das 14h às 15h e a segunda, das 16h às 17h, no ateliê 1. A ação, pensada especialmente para crianças autistas de 8 a 12 anos, é um mergulho estimulante no universo da dança, utilizando a escuta do corpo como prática central para o processamento sensorial. São ofertadas 10 vagas em cada sessão e as inscrições precisam ser feitas por meio do formulário, disponível AQUI, entre os dias 20 e 23 de fevereiro.

    Ainda no domingo, a Pinacoteca do Ceará recebe o espetáculo “K’OS de Variedades” com o grupo teatral K’Os Coletivo, das 14h às 16h. Marcado pela comicidade e linguagem popular,  a dramaturgia do espetáculo traz números de palhaçaria e magia cômica, regados de musicalidade e conduzidos pelos palhaços Pipiu e Tramela. A classificação indicativa é livre.

    Sobre a Pinacoteca

    Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

    Serviço 

    O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 22 a 25 de fevereiro

    > Quinta-feira, 22.2

    16h às 18h

    Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato II

    Mediação: Beatriz Gurgel e Liza Maria

    Onde: exposições “Se Arar”,  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1.

    Classificação indicativa: livre

    Inscrições por ordem de chegada

    Acessível em Libras

    > Quinta-feira, 22.2

    18h

    Performance “Glamourings”, com a Banda Glamourings

    Onde:  Auditório da Pinacoteca do Ceará

    Classificação indicativa: 12 anos

    Interpretação em Libras

    > Sexta-feira, 23.2

    15h às 16h

    Visitas mediadas

    Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

    Classificação indicativa: Livre

    Acessível em Libras

    > Sexta-feira, 23.2

    18h

    Aula Aberta “Aquilo que nós decidimos fazer juntos aqui e agora’’ com Galciani Neves

    Onde:  Auditório da Pinacoteca do Ceará

    Classificação indicativa: livre

    Interpretação em Libras

    > Sábado, 24.2

    14h às 16h

    Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel

    Mediação: Beatriz Gurgel

    Onde: exposição “Se arar” e Ateliê 3

    Para pessoas com 15 anos ou mais

    10 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada

    Acessível em Libras

    > Sábado, 24.2

    15h às 16h

    Visitas mediadas

    Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

    Classificação indicativa: Livre

    Acessível em Libras

    > Domingo, 25.2

    10h às 11h

    Ateliê Criança Cria – Incêndio a bordo, coração de papel: Origamis a partir de Leonilson

    Mediação: Janaína Bento e Ligia Bessa

    Onde: exposição “Leonilson e Das Amizades” + Ateliê 1

    Para crianças a partir de 5 anos

    Inscrições por ordem de chegada 

    > Domingo, 25.2

    14h às 16h 

    Espetáculo “K’OS de Variedades”, com K´Os Coletivo

    Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará 

    Classificação Indicativa: Livre

    Acessível em Libras

    > Domingo, 25.2

    15h às 16h

    Uma História no Museu – Antonio Bandeira 

    Mediação: Lígia Bessa e Janaína Bento

    Onde: exposição “Amar se aprende amando”

    Para crianças de 4 a 6 anos

    Acessível em Libras

    > Domingo, 25.2

    14h às 15h | 16h às 17h

    Todo dia é dia D – Dança – Infância e Autismo DIA!, com Rosa Primo

    Onde: Ateliê 1 

    Para crianças autistas entre 8 e 12 anos

    10 vagas | Inscrições: https://forms.gle/MDsv5zscXWuLAMYg7 

    > Todas as atividades são gratuitas. 

    > As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

    > A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

    > A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

    Exposições em cartaz: 

    Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024. 

    Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024. 

    Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *