O pianista, compositor e professor Paulo Braga se apresenta no teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, nesta quinta-feira (31), a partir das 19h. Com direção artística e regência do maestro Ênio Antunes, o concerto integra a temporada 2023 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, da Tapera das Artes, que está em sua quinta edição intitulada “No Palco & Na Vida”.
O evento conta ainda com as apresentações dos grupos Aquiraz Big Band, Banda de Música Virgílio Coelho, Camerata da UFC, Tapera das Artes Ensemble e Orquestra Popular de Repertório. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente por meio da plataforma Sympla.
A temporada 2023 do “Encontro Mestre & Aprendiz já contou com apresentações de Leila Pinheiro, Jaime Ernest Dias, Alexandre Ritter e dos maestros Márcio Landi e Spok. Ao longo do ano, ainda irão se apresentar, gratuitamente, na Tapera das Artes, os músicos Abel Rocha, Davide Carbone, Nelson Ayres e os maestros Moisés Inácio e Marcelo Corrêa.
O projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” apresenta uma série de encontros entre mestres consagrados e reconhecidos no cenário nacional e internacional da música com aprendizes e arte educadores, por meio de workshops temáticos, finalizando com concertos interativos, a fim de utilizar suas expertises para potencializar novos processos criativos de grupos musicais e fomentar a formação de plateia, beneficiando diretamente 4200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e seus educadores e o público presente nos concertos interativos.
A quinta edição do “Encontro Mestre & Aprendiz – No Palco & Na Vida” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes e Prefeitura de Aquiraz; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, Petrorecôncavo, Grupo FAN, Marquise Ambiental e Companhia de Gás (Cegás). Agradecimento a Enel.
Sobre Paulo Braga
Paulo Braga desenvolve intenso trabalho de pesquisa sobre o piano no Jazz e na MPB, bem como suas fusões com a música de vanguarda. Músico requisitado da cena musical, é integrante do QuartaD, do Trio Bonsai, do Trio 3-63 e Duo com o guitarrista Lupa Santiago, e desde 1988, é parceiro de Arrigo Barnabé em diversos projetos.
Paulo é jundiaiense, formado em piano pelo Conservatório de Tatuí e foi o responsável pela criação do Departamento de Música Popular, que coordenou até 1994. Foi professor da UNICAMP e atualmente exerce a função de Coordenador Artístico e Pedagógico na EMESP – Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Como professor já participou de festivais em Tatuí, Curitiba e Ourinhos e ministrou workshops na Juilliard School em NYC, se apresentando na programação do Carnegie Hall.
Braga também atua como curador, tendo participado do Prêmio Visa Instrumental, Itaú – Rumos, Jam SESC, Festival Brasil Instrumental, Mostra de Piano na Casa de Francisca, IlhaBela in Jazz, Festival Moacir Santos. Atuou como solista frente algumas importantes orquestras e grupos, dentre eles a Banda Sinfônica e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a Royal Philarmonic Concert Orchestra, a Camerata Villa Lobos, a Camerata Antiqua de Curitiba, e a Orquestra Sinfônica e Camerata de Cordas de Tatuí
Tapera das Artes
Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.