No início do ano muitas pessoas decidem ter uma vida mais saudável e começam a praticar atividade física. Porém, muitos não conseguem cumprir o compromisso por conta de alguns fatores, como o tempo. Um estudo realizado pela Universidade de Sydney, na Austrália, e publicado na revista científica Nature Medicine, mostrou que poucos minutos de exercício extenuante diminuem 40% o risco de morte por qualquer causa. “Atividades simples como subir escadas podem reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas, por exemplo”, afirma o ortopedista e médico do esporte, Eduardo Vasconcelos.
O especialista alerta para o que é caracterizado uma atividade extenuante. “Se movimentar na sua rotina gera inúmeros benefícios para a saúde, mesmo quando não há condições de ir à academia. É importante explicar que exercícios extenuantes são aqueles mais vigorosos, é aquele que realmente nos deixa cansados, como uma corrida mais intensa”, informa Eduardo Vasconcelos.
A pesquisa australiana revelou que a prática de apenas quatro a seis minutos por dia de atividade vigorosa, distribuída em três sessões, foi associada a um risco 49% menor de morrer de doença cardíaca e até 40% menor de óbito por qualquer causa.
Quem deseja começar a praticar atividade física na academia, também deve observar alguns pontos para evitar lesões esportivas e outros problemas.“É preciso entender os limites do corpo e ter um acompanhamento com um profissional para que não tenha nenhum risco”, alerta o ortopedista e médico do esporte, Eduardo Vasconcelos.