• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    PESQUISA: Economistas cearenses estão otimistas quanto ao PIB, emprego e oferta de crédito

    Divulgação do IBGE sobre o PIB, nesta quinta-feira, 01, confirma a expectativa da pesquisa do Corecon Ceará e Fecomércio.

    Economistas cearenses ouvidos pela 50ª edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE) estão otimistas quanto à evolução do PIB (138 pontos), nível de emprego (129 pontos) e oferta de crédito (103 pontos).

    O número de variáveis percebidas com pessimismo totalizou seis: cenário internacional (76 pontos); taxa de inflação (63 pontos); taxa de câmbio (54 pontos); taxa de juros (43 pontos); salários reais (40 pontos) e gastos públicos (32 pontos), que apresentou a menor pontuação.

    “Nossa pesquisa é de expectativa sobre o que pode acontecer. Ressalte-se que nesta quinta-feira o IBGE divulgou que o PIB cresce 1,2% no segundo semestre, o que se alinha com a expectativa da pesquisa, assim como ocorreu com a PNAD Contínua, divulgada ontem, que apontou que o desemprego permanece em queda, tendo recuado a 9,1%, também previsto na pesquisa”, destaca o economista e professor Ricardo Eleuterio, conselheiro Regional de Economia do Ceará.

    Os dados são da pesquisa que tem à frente o Corecon e a Fecomércio-Ce e é lançada a cada dois meses. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices. A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Acima de 100 pontos representa otimismo e abaixo, pessimismo.

    Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 69,1 pontos para 75,3 pontos, uma redução de 9,0% no pessimismo em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela um aumento no pessimismo de 2,0%, com a pontuação passando de 87,1 pontos para 85,3 pontos. A percepção sobre o desempenho presente apresentou redução de 15,6% no pessimismo, atingindo 65,3 pontos.

    As expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *