O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, em parceria com a Offerwise, apresentou hoje, durante o evento IAB AdTech & Branding 2023, a pesquisa #Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros, que traz luz às dinâmicas de interação dos consumidores brasileiros com as publis geradas por criadores, fornecendo informações valiosas para profissionais de marketing e anunciantes.
A economia de criadores (em inglês, a Creators Economy) continua transformando o panorama digital à medida que os criadores de conteúdo seguem conquistando, cada vez mais, números expressivos de seguidores que se identificam e depositam confiança em seus conteúdos. A pesquisa indica que a maior parte dos brasileiros conectados (92%) costuma aplicar frequentemente as dicas e conselhos de influenciadores – e 65% dos internautas consomem diariamente conteúdos produzidos por eles.
A pesquisa aponta que o consumo de conteúdo de influenciadores acontece por meio de vários formatos de mídia, sendo o vídeo curto (como Shorts, Reels, Tiktok) o formato mais atrativo. Vídeos curtos os tornam especialmente eficazes na criação de estratégias de publicidade e marketing.
Quando o tema é publicidade por meio dos influenciadores, 58% dos respondentes disseram que as publis são interessantes para descobrir novos produtos. Quando falamos em conversão, 82% dos respondentes afirmam já ter comprado algum produto ou serviço indicado por um criador.
A divulgação da pesquisa aconteceu hoje durante o IAB AdTech & Branding – evento que é um dos principais pontos de encontros da publicidade digital no Brasil. A edição deste ano trouxe, entre outros temas, uma rica discussão sobre o cenário do mercado de criadores, fornecendo informações importantes para a construção de estratégias efetivas junto às comunidades digitais.
“Estamos felizes em apresentar os resultados de nossa pesquisa durante o evento IAB AdTech & Branding 2023. A Creator Economy vem se tornando cada vez mais relevante na publicidade digital e é preciso desenvolver padrões técnicos e boas práticas para este segmento”, disse Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. “Pontos como pertencimento e autenticidade precisam ser levados em consideração quando se quer construir relacionamentos duradouros com comunidades”.
O estudo de pesquisa contribui com o entendimento sobre esta nova economia sob a ótica do consumidor. E à medida que os consumidores recorrem cada vez mais aos criadores em busca de inspiração e orientação, compreender as nuances de suas interações é fundamental para se manter à frente em um cenário digital em constante movimento.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.