O vereador Pedro Matos (PL) participou, neste domingo, 28, da Super Amostra Nacional de Animes (Sana), maior festival de cultura oriental, geek e pop do Norte e Nordeste. Na ocasião, Pedro também foi homenageado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira, devido aos trabalhos legislativos realizados na Câmara Municipal em prol do evento. A última ação foi a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 237 de 2023, que inseriu o Sana no calendário oficial de eventos em Fortaleza e já está em vigor.
“Fico feliz em receber essa homenagem, pois além de ser fã dos desenhos e de games, também reconheço a força do Sana, responsável pela geração de emprego e renda em Fortaleza, movimentando mais de R$ 8 milhões na capital cearense. É um evento que insere a juventude fortalezense na programação, proporcionando cultura, lazer e entretenimento”, destaca o vereador.
Nesta edição, o evento ofertou a entrada gratuita para mais de 20 mil jovens, sendo 17 mil deles que foram ao evento através do apoio da Prefeitura de Fortaleza. Realizado desde 2001, o Sana é um evento promovido pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira, fundada por Igor Lucena, Márcio Nazareth Filho, Ricardo Sá Busgaib, Rafael Sampaio Rocha, Daniel Alexandre Braga e Carlos Eduardo Cavalcanti Teixeira. O Sana reúne fãs de Anime, Mangá, Tokusatsu, Games, Cultura Geek, bem como artistas e ícones do gênero em Fortaleza. O evento movimenta todos os anos 150 mil pessoas.