Nesta terça-feira (27/08), os moradores do bairro Parangaba foram contemplados com um novo espaço de lazer, o Microparque Urbano Dos Coelhos. O projeto faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O novo microparque, com cerca de 4 mil m², transformou uma área anteriormente subutilizada em uma zona verde acessível e multifuncional. O espaço conta com academia ao ar livre, brinquedos, futmesa, dois campos de futebol, mobiliário urbano e paisagismo.
“Aqui todo mundo conhece, era uma praça que acumulava muito lixo. Esse resgate, através do microparque, traz a família de volta para o uso do espaço público e, sobretudo, fortalece o empreendedorismo, política que tem sido fortalecida em Fortaleza”, destaca o secretário executivo da Regional 4, Ubiratan Teixeira.
Os microparques foram projetados para promover a integração comunitária e, em especial, o uso de espaços públicos por crianças durante a primeira infância. Fortaleza já conta com 14 equipamentos deste modelo, incluindo o da Parangaba.
As comunidades locais participam ativamente do projeto, opinando sobre o uso dos espaços e contribuindo para sua criação e nomeação. Os moradores nomearam o espaço como ‘Dos Coelhos’, nome já utilizado pela praça da região, como forma de fortalecer a cultura local.
De acordo com a secretária da Seuma, Luciana Lobo, durante o processo de construção do equipamento, é realizada uma escuta qualificada com os moradores, momento em que se definem, de acordo com as demandas, os equipamentos do microparque. “Então, tudo que tem aqui é demanda da comunidade, construída com todo o apoio da unidade regional. E é essa construção conjunta que entrega para a população um equipamento que eles vão nos ajudar a manter, a preservar e fazer com que a cidade seja cada vez mais viva e melhor de se aproveitar”, ressalta a gestora.
“Fico muito feliz com a instalação deste equipamento no nosso bairro e com a reforma da pracinha voltada para as crianças. É um lazer muito legal, pois podemos terminar o nosso trabalho em casa e, em seguida, passear por aqui com as crianças, que podem brincar à vontade. É maravilhoso”, afirma Helenilda Nobre, moradora do bairro.