• sáb. out 5th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Para atrair talentos estrangeiros, Portugal implementa semana de quatro dias de trabalho

    Portugal implementou na segunda (05) o projeto da semana de trabalho com quatro dias. O teste valerá para cerca de 40 empresas privadas e, aproximadamente, mil trabalhadores poderão vivenciar essa nova experiência. A iniciativa valerá até a última semana de novembro, estabelecendo a diminuição da quantidade de horas trabalhadas e a permanência do salário, sem sofrer ajustes. A declaração foi realizada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Parlamento.

    A ação visa promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. E para os brasileiros que desejam trabalhar em Portugal, essa medida pode representar uma oportunidade de aproveitar os benefícios dessa nova forma de trabalho caso a medida se estenda e seja implementada por outras empresas.

    “Com o crescente interesse de brasileiros em buscar oportunidades de emprego em terras portuguesas, esse projeto pode se tornar um atrativo adicional. A possibilidade de trabalhar em um país com uma carga horária reduzida oferece aos brasileiros a chance de desfrutar de uma melhor qualidade de vida enquanto desenvolvem suas carreiras no exterior”, comenta Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa, que reside e atua em Portugal há mais de duas décadas.

    Sobre as empresas que aderiram ao formato, a maioria é da área de consultoria e informática. As outras são relacionadas à educação, saúde, indústria, apoio social, construção e comércio. Cada empresa organizará da forma que considerar mais relevante a redução da semana, analisando o atendimento ao público e o setor de atuação, segundo o Ministério do Trabalho português.

    O processo será avaliado por meio da verificação dos resultados das empresas antes, durante e depois do teste. Será levado em consideração o bem-estar dos trabalhadores, custos, saúde e produtividade.

    Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Portugal é considerado o terceiro país com maior carga horária semanal. Foram feitas análises corporativas que evidenciam que profissionais de empresas no país luso estão estressados.

    “A semana de quatro dias é uma resposta aos desafios enfrentados pelos trabalhadores em relação ao estresse e ao esgotamento. Essa abordagem progressista não apenas coloca Portugal na vanguarda das mudanças na organização do trabalho, mas também pode ter um impacto positivo na produtividade e satisfação dos funcionários”, analisa o advogado.

    Assim, os brasileiros que trabalham em Portugal podem se beneficiar futuramente dessa iniciativa de redução da carga horária semanal, aproveitando uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e lazer. Essa medida busca atrair talentos nacionais e estrangeiros, proporcionando boas condições de trabalho e tornando o país um local mais atraente para o desenvolvimento profissional.

    “É importante ressaltar que o apoio financeiro do governo para despesas e encargos relacionados a essa iniciativa será disponibilizado, o valor será de 350 mil euros, aproximadamente R$1,8 milhão, com responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Isso demonstra o comprometimento das autoridades portuguesas em implementar essa mudança e buscar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, finaliza Maurício Gonçalves.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *