Caipira ou branco? Considerado um superalimento por nutricionistas e médicos, o ovo tem mais de 50 nutrientes entre proteínas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Nos últimos anos, a avicultura vem desenvolvendo formas de agregar ainda mais valor nutricional ao ovo, como a adição do selênio. A zootecnista Rebeca Horn Vasconcelos, da Tijuca Alimentos, explica os principais benefícios do consumo dos ovos com o mineral.
“O processo de enriquecimento dos ovos com selênio começa nos laboratórios da fazenda, onde vai ser definida a alimentação da galinha poedeira, que consegue passar para o ovo esse aumento do selênio. A potencialização desse mineral contribui para a melhora da saúde e do bem-estar das pessoas, já que o selênio auxilia na prevenção de doenças degenerativas, no Alzheimer e em doenças cardiovasculares. ”, explica Rebeca Horn.
O selênio atua também no combate aos radicais livres que surgem espontaneamente durante o processo de metabolização do corpo. Apesar de comum a formação deles, em situações de doença e/ou estresse, esses radicais tendem a aumentar e podem causar alterações no envelhecimento e funcionamento das células e até inflamações.
Além disso, o produto é uma das fontes de proteína mais acessíveis para a maioria dos brasileiros e o modo de preparo um dos mais fáceis. “Também existe a vantagem de não ter restrição de consumo pela maior parte da população, exceto para alérgicos ou intolerantes aos componentes dos ovos”, destaca a especialista.