• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Outubro Rosa: exames genéticos são essenciais para prevenção de enfermidades tipicamente femininas

    O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Nesse sentido, exames e diagnósticos precisos assumem cada vez mais um papel fundamental. Afinal, em 2021, o câncer de mama provocou quase 50 mortes por dia no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Já o câncer de colo de útero levou mais de 6 mil mulheres ao óbito, em 2020, dado mais recente do INCA.

    Pensando em um diagnóstico cada vez mais precoce, a DNA Consult, laboratório de biotecnologia especializado em exames genéticos do Grupo DNA, reforça a importância de exames genéticos que atuam desde o diagnóstico de doenças até a identificação de predisposição de patologias hereditárias ocasionadas no público feminino.

    “Em 2020, as neoplasias atingiram mais de 316 mil mulheres, sendo o câncer de mama o de maior recorrência: mais de 66 mil. Deste total, mais de 17 mil vieram a óbito. Estes dados apenas comprovam como a saúde preventiva e um diagnóstico preciso, como os gerados pelos exames genéticos, são de suma importância na luta contra patologias cancerígenas e podem ajudar a salvar vidas”, explica Euclides Matheucci Jr, diretor científico do Grupo DNA e Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

    Ações preventivas e acompanhamento adequado
    Para contribuir nesse cenário, a empresa de biotecnologia desenvolveu um exame exclusivo capaz de buscar e analisar variantes genéticas patogênicas relacionadas ao câncer de mama e de ovário, podendo, assim, atuar como um auxiliar médico importante no direcionamento de como se prevenir contra a doença.

    “Saber de antemão que existe essa predisposição genética em seu corpo faz toda a diferença, pois assim o médico poderá orientar de maneira mais assertiva as ações preventivas e os acompanhamentos adequados para o caso. Vale dizer ainda que o diagnóstico precoce é determinante para o tratamento mais eficaz e imediato dessas enfermidades”, ressalta Matheucci.

    Além do câncer de mama e ovário, a DNA Consult oferece exames que atuam na identificação precoce de cânceres hereditários, HPV, anemias, trombofilia, hemofilias, distúrbios de coagulação e doenças imunológicas e autoinflamatórias. Vale dizer ainda que a instituição trabalha também com o NIPT, conhecido como triagem de pré-natal não-invasiva, destinada a rastrear os riscos genéticos da gestação.

    “Todos os testes, com exceção do NIPT, que é realizado por meio de uma coleta sanguínea, são feitos de maneira descomplicada, a partir da auto coleta via swab ou escova cervical. Os exames são feitos a partir de uma solicitação médica ou em casos de pessoas que possuam histórico das doenças na família”, conclui o especialista.

    By João Pedro Silva

    É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *