A aula inaugural do novo núcleo da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) em Horizonte acontecerá no próximo dia 14 de abril, na sede da Vulcabras, marcando oficialmente o início das atividades do projeto no município. Com foco na formação musical e cidadã de crianças e adolescentes, o núcleo oferecerá oficinas gratuitas de instrumentos de cordas, sopro e percussão, com aulas ministradas por músicos profissionais da OCB.
As aulas acontecerão na Escola Municipal Francisca Gadelha Pires e, nesta primeira etapa, os alunos participarão de atividades como teoria e percepção musical, história da música e prática de violino. Além da formação em sala, os jovens também integrarão uma orquestra infantojuvenil, que colocará em prática os conhecimentos adquiridos. “Será uma forma também de compartilhar os resultados do projeto com a comunidade, com seus familiares e com nossos patrocinadores”, destaca o maestro Arley França, regente da OCB e coordenador do projeto.
Com sede em Fortaleza e apresentações regulares no Teatro Via Sul, a OCB é composta por músicos profissionais, muitos deles também educadores musicais. Seus núcleos de educação musical já estão presentes em 12 municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte, e recentemente a orquestra inaugurou uma sede em São Paulo, com planos de expansão para a Bahia e o Rio Grande do Sul.
O núcleo de Horizonte é viabilizado com patrocínio da Vulcabras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Ministério da Cultura, além da parceria da Prefeitura de Horizonte, da Secretaria de Educação do município e da Escola Francisca Gadelha Pires. Para participar das atividades, os alunos devem obrigatoriamente estar matriculados na escola formal. O projeto reforça o compromisso com a transformação social por meio da arte e da educação. “A Vulcabras apoia e viabiliza importantes projetos sociais, tanto de capacitação profissional, quanto relacionados à educação e esporte. Como empresa líder do setor calçadista, sabemos da nossa relevância e temos o compromisso de gerar impacto positivo nas comunidades em que atuamos”, comenta Thaiany Assad, diretora de comunicação corporativa e ESG da Vulcabras. “A música é um importante vetor de cultura e educação, e ficamos muito orgulhosos de fazermos parte desse projeto que pode mudar para sempre a vida dos jovens”, finaliza.
Um pouco da história da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB)
Criada em 2016 como uma iniciativa cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a OCB se consolidou como um dos mais importantes grupos sinfônicos do país. Sob a direção artística do maestro Arley França, a orquestra se destaca pelo compromisso com a difusão da música de concerto e pela formação de novos públicos.