• seg. jul 1st, 2024

Oportunidades para micro e pequenas empresas: especialista prevê aumento de exportações brasileiras em 2024

Foto: Freepik

O Brasil alcançou um marco histórico no comércio exterior em 2023, e registrou um recorde de 28.524 empresas exportadoras, crescimento de 2% em relação a 2022. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Segundo especialista do setor e diretor da Tek Trade, empresa referência em comércio exterior, Sandro Marin, a projeção é que até o final de 2024 o número cresça, já que as instabilidades internas impulsionam os empresários a expandirem a atuação ao mercado internacional como forma de aumentar o faturamento e a competitividade. 

“A tendência é que o número de empresas exportadoras aumente ainda mais em 2024, pois o enfraquecimento do mercado interno, aliado ao cenário tributário que isenta o produto brasileiro destinado à exportação, e à valorização do dólar, criam um ambiente propício para que micro e pequenos empresários brasileiros busquem oportunidades no exterior. Europa, África e as Américas podem ser grandes oportunidades para impulsionar o número de empresas exportadoras em 2024”, relata Sandro Marin, especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade.

Setores de destaque em exportações no Brasil

No cenário global do comércio exterior, algumas áreas da economia brasileira têm se destacado como protagonistas das exportações. Setores como a agropecuária, indústria automobilística, tecnologia, mineração e energia renovável se destacaram em 2023 por possuírem vantagens competitivas no mercado externo, alta demanda internacional, além de contribuírem significativamente para a balança comercial do país.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *