Está aberta à inscrição para o projeto social Oficina das Minas, com aulas gratuitas de cavaco, violão e percussão, que irão acontecer todas as quintas-feiras no CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher, no centro de Niterói. A Oficina é voltada para mulheres de todas as idades e o prazo de pré-inscrição encerra dia 8 de março, às 18h. A pré-inscrição deve ser feita através do formulário do google, e o link esta disponível na bio do instagram do projeto: https://www.instagram.com/oficinadasminasrj/
O projeto iniciado no ano passado, em 2023, é idealizado pela produtora cultural Camille Siston, e para este ano, a produtora informa que cada modalidade terá três turmas e ao todo serão oferecidas 180 vagas, que serão divididas em duas categorias: iniciante e nível 1.
O objetivo de apresentar dois módulos é possibilitar que as alunas que participaram do primeiro ano do projeto possam continuar e avançar com o estudo musical e a prática instrumental. O curso terá duração de quatro meses, e, em julho, será feito um novo processo de inscrição, possibilitando assim a oportunidade de mais mulheres participarem do projeto.
Financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei de ISS de Niterói, a Oficina das Minas trouxe para a cidade de Niterói a inclusão de mulheres no aprendizado na prática de instrumentos de samba, e oferece aulas de música na ajuda do processo terapêutico na autoestima de mulheres que estão em tratamento no CEAM, dedicando 40% das vagas para a CODIM.
A proposta da Oficina das Minas é trazer para a vida de centenas de mulheres um espaço agregador e que incentive as alunas a ocuparem os espaços público e privado com seus instrumentos e fazer roda de samba.
Como “Lugar de mulher é onde ela quiser” a Oficina das Minas realiza uma vez por mês o aulão coletivo, em que todas as alunas se reúnem em um espaço público e treinam as músicas praticadas em sala de aula reunindo as três modalidades, cavaco, violão e percussão, que serão ministradas respectivamente pelas professoras: Dayse do Banjo, Belliza Luar e Mari Araújo.
A Oficina das Minas insere em seu objetivo social o combate à invisibilidade da mulher no samba, e utiliza a arte como inclusão de pautas de diversas camadas sociais no combate ao machismo estrutural, como, por exemplo, o combate ao etarismo, a homofobia, ocupação de espaços para realização de roda de samba, ajuda no tratamento terapêutico para mulheres vítima de violência doméstica e a construção de um espaço comum onde mulheres são acolhidas e passam a ter possibilidade de ressignificar suas vidas.
O projeto é idealizado pela empresa CSISTON Produção Integrada, sob coordenação da produtora cultural, jornalista e pesquisadora Camille Siston, e tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Artes de Niterói e Secretaria Municipal das Culturas, através da Lei de incentivo à Cultura de Niterói ISS.
Como fazer a inscrição:
CALENDÁRIO:
8/03: Término da inscrição
18/03 – Resultado
21/03 – Matrícula
4/04: Início das aulas
SERVIÇO:
Projeto: Oficina das Minas
Idealização: CSISTON Produção Integrada
Onde ocorrem as aulas: CEAM – Centro Especializado em Atendimento à Mulher
Endereço: R. Cônsul Francisco Cruz, 49 – Centro, Niterói – RJ, 24020-270
Dúvidas e informações: oficinadasminasrj@gmail.com
Site: www.oficinadasminas.com.br
Empresas incentivadoras: Ecoponte e Tio Sam Camboinhas