A primeira expedição nacional feita pela Comissão Científica do Império, que realizou rotas pelo Ceará entre 1859 e 1861, é tema do livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”, organizado por Clara Bastos, Érico Araújo Lima, Yuri Firmeza e Leonardo Mouramateus. A publicação terá lançamento nesta segunda-feira, 20 de maio, às 19h, no Esquina Brasil, com distribuição gratuita de 150 exemplares e realização de um bate-papo com os organizadores da obra, mediado por Priscila Smiths, produtora do evento.
O lançamento do livro acontece cinco anos após a sua publicação, em 2019, por conta dos desafios impostos pela pandemia. A obra foi contemplada pelo edital Rumos do Itaú Cultural (2015-2016) e estabelece uma relação com a expedição realizada no século XIX, que tinha seções de Botânica, Zoologia, Geologia, Astronomia e Etnografia e que traçou vários ziguezagues pelo interior do Estado, para inventariar extensos materiais da fauna, da flora, das paisagens e dos costumes da região.
O trajeto da expedição foi vivenciado pelos autores em 2017, quando registraram imagens, sons e sensações da experiência, que serviram para a produção de um filme. A primeira versão do vídeo e os processos de realização dessa experiência histórica foram debatidos em um seminário, no mesmo ano. O livro surgiu a partir das falas deste evento. Ele reúne artigos de professores e pesquisadores de diversas áreas como Geografia, Filosofia, Cinema, Arquitetura, História, entre outras. São eles: Clóvis Jucá, Paulo César dos Santos, Kênia Rios, Jeovah Meireles, Beatriz França Machado Alves de Almeida, Adryane Gorayeb, Coletivo Chá das Cinco, Clarissa Diniz, Jacqueline Medeiros, Cláudia Mesquita, Beatriz Furtado, Manoel Ricardo de Lima e Peter Pál Pelbart. Entremeando os artigos, o livro apresenta imagens e textos do processo de criação ligado ao trabalho audiovisual da equipe organizadora. O projeto gráfico e as ilustrações da obra são de Juliana Siebra.
SERVIÇO
Lançamento do livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens” –
Data: Dia 20 de maio (segunda-feira), às 19h, no Esquina Brasil (Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE).
Casa aberta a partir das 17h.
Informações: (85) 3198-3643. Instagram: @esquinabrasilfortaleza