A escritora Rosane de Oliveira Lacerda leva aos leitores de ficção científica uma outra visão sobre seres alienígenas no livro Entre dois planetas. Costumeiramente retratados no cinema e literatura como criaturas asquerosas, maléficas e prontas para dominar o mundo, no enredo eles são apresentados como grandes aliados da humanidade.
A relação entre terráqueos e extraterrestres começa com a chegada de Max, Woud e Alex – habitantes de Lyfor – à Terra. Após uma falha mecânica causada por um acidente, eles se veem obrigados a ficar até descobrir como voltar ao espaço. Porém, quando se percebem semelhantes aos humanos, mas com diferença de mil anos de avanço tecnológico, decidem ajudar no processo de evolução do grande planeta azul.
— Vocês têm países, governantes, como aqui?
— Não. Todos somos cidadãos de Lyfor. Chegamos à conclusão que é uma bobagem dividir o planeta em países, regiões ou estados e governá-los de forma individual. Já superamos esse conceito de soberania. O que importa são as pessoas, os seres vivos de Lyfor. E mais, o que importa é o planeta, nossa casa. (Entre dois planetas, p. 83)
Neste enredo leve, a autora busca transmitir uma mensagem otimista para os leitores, com a imagem de um mundo e sociedade mais evoluídos, em todos os sentidos, principalmente no quesito saúde e bem-estar. Uma das ciências trazidas pelos lyforianos, por exemplo, é um dispositivo de Inteligência Artificial acoplado ao cérebro, que auxilia em atividades simples do dia a dia e nas grandes descobertas da medicina – como a cura para doenças cerebrais.
Convicta de que a humanidade não está sozinha neste imenso universo, a autora mineira de Leopoldina, advogada atualmente aposentada, propõe em Entre dois planetas uma relação de respeito, ajuda mútua e paz entre os seres, sejam humanos ou não.
FICHA TÉCNICA
Título: Entre dois planetas
Autora: Rosane de Oliveira Lacerda
Editora: Viseu
Páginas: 208
Preço: R$ 58,19
Onde encontrar: Amazon | Editora Viseu
Sobre a autora:
Rosane de Oliveira Lacerda nasceu e reside em Leopoldina, Minas Gerais. Fez direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atuou como advogada no quadro jurídico do Banco do Brasil por mais de 20 anos. Agora, aposentada, dedica seu tempo à verdadeira paixão: escrever. A ficção científica “Entre dois planetas” é sua estreia na literatura.
Redes sociais: Instagram | Facebook