• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

O mito do cálcio e sua relação com o leite

O leite é a fonte de cálcio mais presente no cardápio da maior parte da população brasileira, sendo o nutriente fundamental para a formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas. Ele também é responsável por outras funções no organismo, a exemplo das mensagens químicas entre as células que asseguram funções vitais do corpo como a coagulação sanguínea que auxilia na cicatrização, o funcionamento do cérebro, dos músculos, do coração, entre outros.

A falta de cálcio está diretamente ligada a fraqueza dos ossos que ao longo prazo pode desencadear osteoporose. Outros sinais como câimbras, piora nas cólicas menstruais, irritabilidade, artrite, falta de controle da pressão arterial, palpitações, quebra espontânea dos dentes e cáries merecem uma investigação clínica, podendo estar relacionada à deficiência do nutriente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir 1000 mg a 1300 mg de cálcio por dia, dependendo da idade. Um equívoco comum é acreditar que somente o leite animal e seus derivados possuem boas quantidades do mineral. Ele também pode ser encontrado em vegetais verde-escuros  como brócolis, couve, e rúcula; oleaginosas e sementes com destaque para o gergelim, tahine e a amêndoas; ervas; condimentos e alimentos fortificados como é caso das bebidas vegetais.

“Hoje conseguimos encontrar bebidas vegetais fortificadas e com nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Para essas pessoas que não abrem mão de ter a presença do leite na dieta, vale investir nas bebidas de origem vegetal, como a bebida de amêndoas da A Tal da Castanha. Além de ter cálcio para atender as demandas nutricionais necessárias, a bebida leva somente amêndoas, água e o cálcio como ingredientes, portanto é livre de espessantes, aromatizantes e adoçantes além de não levar açúcar em sua composição”, explica Alessandra Luglio, nutricionista e consultora científica da marca. 

Ainda de acordo com a nutricionista no que diz respeito à saúde óssea, devemos considerar a vitamina D e a atividade física como primordiais para a absorção do nutriente, já que é a luz solar é quem ajuda o organismo a absorver todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. 

“Tudo o que é encontrado no leite comum pode ter no leite vegetal só que na forma mais saudável, livre de colesterol, com baixo teor de gorduras saturadas e maior densidade de vitaminas e minerais”, finaliza Alessandra Luglio. 

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *