A encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo tornou-se referência no município de Senador Pompeu, a saga de Cristo marca as festividades do ciclo religioso pascal, tão aguardado o ano todo pela população. O espetáculo acontece na sexta-feira santa (29), a partir das 16h, tendo início na Igreja Matriz da cidade, percorrendo as ruas dos bairros Centro e Caracará, e encerrando nos arredores da antiga Estação Ferroviária, hoje sede da Fundação Santa Terezinha.
Com o intuito de inserir a comunidade no elenco e ampliação do projeto, este ano serão realizadas duas oficinas de formação cênicas, “Expressão Corporal” e “Jogos Teatrais”, para todos os participantes no processo de montagem do espetáculo, entre os dias 21 e 28. Além disso, a partir do dia 25 uma exposição fotográfica sobre as edições anteriores ficará aberta ao público, na sede da Fundação Santa Terezinha
Chegando em 14ª edição no município, o espetáculo cênico do calvário de Jesus Cristo é um projeto idealizado por Terezinha Matos, produzido pela Fundação Santa Terezinha através do Ponto de Cultura Estação das Artes, com apoio da VeepNet, Bemais Criações, vereadora Márcia Zomin, Farmácia Bem Estar e vereador Audir Carmo, apoio institucional da Associação Comunitária do bairro Caracará – ACBC e da Paróquia Nossa Senhora das Dorese, e parceria da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu, através do Departamento de Cultura, e apoio Cultural do Governo do Estado do Ceará, com o projeto aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Lei nº 18.012 de 1° de abril de 2022.
O Espetáculo – A Inigualável Paixão de Jesus Cristo
É dividido em 15 Estações e 20 Cenas que emocionam e fazem a plateia voltar no tempo. Começando com a Chegada Triunfal de Roma, Anunciação de Jesus, Samaritana do Poço, Endemoniado, Tentação de Jesus, Apedrejamento, Sermão da Montanha, Santa Ceia, Conspiração de Judas, Monte das Oliveiras, Traição de Judas, Arrependimento e Morte de Judas, Jesus diante de Caifás, Bacanal de Herodes, Jesus diante de Pilatos, Martírio de Jesus, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo.
A encenação dura, em média, 120min, conta com cerca de 100 artistas de Senador Pompeu e convidados, e atrai um público estimado entre 1.500 a 2.000 pessoas. Contribuindo para a manutenção, valorização, reconhecimento e salvaguarda das manifestações tradicionais e populares do ciclo religioso. O espetáculo “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo” é uma ação de valorização da cultura tradicional popular, que possibilita troca de experiências, formação, compromisso social, acessibilidade e inclusão, fruição artística, fomento à economia da cultura local. Nesse sentido, reiteramos a importância do apoio da Secretaria da Cultura do Ceará para a realização desse grandioso espetáculo para o município e região.
Serviço
Espetáculo “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo”
Data: 29 (sexta-feira santa)
Local: Igreja Matriz de Senador Pompeu
Horário: a partir 16h