Segundo a Close-Up International, o Brasil tem mais de 90,9 mil farmácias, o que representa um crescimento de 9,9% em dois anos, fazendo do segmento um dos que mais cresce no país. O varejo independente é o que mais chama a atenção por ocupar 59% desse mercado, embora tenha sido o que concentrou o maior número de lojas fechadas nos últimos dois anos: 81%. Entre os motivos que explicam essa expansão, além do fortalecimento das farmácias independentes, é a solidez das grandes redes e o crescimento do associativismo.
Conforme dados do Conselho Regional das Farmácias, somente no Ceará, são 3.261 estabelecimentos. Entre agosto de 2022 e agosto de 2023, o estado registrou a abertura de 309 novas lojas. Destaque para as microempresas, que comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2019, quando foram abertas 220 e 123 lojas respectivamente, percebe-se um aumento de 78,8%. Um levantamento do Sebrae também aponta que, no 1º semestre de 2023, o Ceará foi o sétimo estado com maior número de novas farmácias, com 48 lojas, sendo 42 na modalidade microempresa.
“Muito mais do que um local de venda de medicamentos, as farmácias estão se consolidando como verdadeiras clínicas, hub de saúde, com a oferta de serviços e atendimentos essenciais para os clientes. Os consultórios farmacêuticos, que são espaços destinados ao atendimento clínico personalizado realizado pelo farmacêutico dentro das farmácias, atualmente podem ofertar quase 50 tipos de exames”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e diretor da Confederação Nacional do Comércio.
A Rede de Farmácias Santa Branca está entre as principais do estado, com 20 lojas, sendo que a mais recente foi inaugurada este mês, em Quixeramobim. Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e na região metropolitana, assim como no interior. Além das lojas, conta com uma distribuidora e um centro de distribuição. São mais de 200 colaboradores que atuam em nove municípios. “É uma satisfação imensa poder promover mais saúde para a população do nosso Ceará”, frisa Fiizola.