Foto: divulgação
A Nilo Maia Distribuidora anunciou as duas principais atrações do tradicional Fórum Gestão e Negócios, que acontecerá no próximo dia 25 de outubro, no buffet La Maison. O ambulante que se tornou milionário e palestrante, Ricky Chester, e o empresário cearense, com trajetória no varejo supermercadista, Honório Pinheiro.
A terceira edição do evento terá como cenário os salões “Central” e “Cidades”, no Buffet La Maison. Já estão confirmados cerca de 50 stands de parceiros, aproximadamente 100 fornecedores e 400 clientes Nilo Maia. Além das palestras principais nas áreas de vendas e marketing, o fórum oferecerá oportunidade de rodadas de negócios com vantajosas negociações e networking.
Segundo o diretor Bruno Maia, o Fórum deve repetir o sucesso das últimas edições. “O objetivo do evento é promover o encontro do segmento com oportunidades de negócios, disseminação de conhecimento e networking entre empresários”, afirma.
Ao final, será oferecida uma confraternização com música e happy hour.
Sobre os palestrantes:
Quem é Rick Chester:
Desempregado com uma mochila nas costas, Rick Chesther da Silva, de 41 anos, teve que recomeçar sua vida do zero em 2017. Natural de Pitangui, em Minas Gerais, mudou-se para o Rio de Janeiro e, com R$ 10 emprestados de um amigo, começou a vender água na praia, negócio que achava ser lucrativo.
De ambulante a youtuber e consultor econômico, Rick não gosta de falar sobre valores, mas garante que não voltava para casa com menos de R$ 200. Hoje, o ex-vendedor mora em um condomínio fechado na capital fluminense e divide-se em uma agenda extensa, que inclui palestras ao redor do mundo e gravações de vídeos para suas movimentadas redes sociais. Foi graças ao sucesso dos vídeos que ele pôde largar a vida de ambulante nas areias em apenas seis meses. Sua história inspira e enche de esperanças milhares de brasileiros.
No YouTube, o mineiro já possui mais de 2 milhões de visualizações em seu canal, o “Minuto Empreendedor”. “Eu vinha para Copacabana no réveillon, sempre. Muita gente, muito sol, e eu também estava com vontade de tomar água. Falei: água vende”, lembra Rick, que também vendia guarda-chuva nos períodos chuvosos.
Para ele, o segredo é olhar para onde todo mundo olha e enxergar o que ninguém vê: “O brasileiro tem o defeito de ser muito imediatista. Já vendi “de tudo” que você imaginar, desde os sete anos para ajudar minha família. O que vai diferenciar uma pessoa da outra é o que ela está disposta a fazer para chegar ao seu objetivo. Quando fui vítima do desemprego, não fiquei parado”, explica.
O livro pega a visão
Depois de lucrar com suas vendas de água até se tornar um empresário e viralizar nas redes sociais, Rick escreveu o livro “Pega a Visão”, no qual conta sua história de vida e compartilha sua experiência exitosa. Você pode conhecer Rick Chesther como “o cara do vídeo da água” ou” o ambulante que usa o isopor da Mangueira”. Você pode até ter ouvido dizer que ele foi palestrar em Harvard ou assistido a uma de suas palestras no Brasil. Mas ele é muito mais que um vídeo, que um livro, que uma palestra. Rick é um cidadão que virou um gigante quando se levantou e conseguiu inspirar milhares de pessoas a fazerem o mesmo. Um homem que nasceu sem muita escolha, mas provou que só as escolhas o fariam chegar aonde queria. Sem grana, mas com a esperança do brasileiro que não perde o brilho nos olhos quando sabe que desistir não é uma opção. Em Pega a Visão, ele conta sua trajetória, desde o tempo em que vendia verduras, que ele mesmo havia plantado no quintal de sua casa, aos 8 anos.
A vida de Rick ensina que não há lugar no topo para quem pára de lutar ou vive na eterna transferência de responsabilidades, costuma dizer também que não é empreendedor, empresário ou milionário, mas um aprendiz que provoca e instiga usando mensagens em suas mídias sociais.
Quem é Honório Pinheiro
Presidente do Supermercado Pinheiro e Conselheiro da Faculdade CDL, da ENEL-CE – Distribuidora de Energia Elétrica, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), da Associação Cearense de Supermercados (ACESU) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDECE), Honório Pinheiro é graduado em Administração de Empresas, Direito e Psicologia, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e pós-graduado em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Concluiu o Programa de Gestão Avançada (PGA) pela Fundação Dom Cabral (FDC) e INSEAD, na França. Também pela Fundação Dom Cabral, cursou o Programa de Desenvolvimento de Acionistas (PDA) e o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC), além do Programa de Gestão de Negócios na Era Digital, pela Cornell University, em Nova York.
Foi Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Coordenador da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), entre 2015 e 2018. Foi Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE), entre 2009 e 2014, e Presidente da CDL de Fortaleza, entre 2005 e 2009, quando fundou a Faculdade CDL. Premiado com o Troféu Sereia de Ouro, concedido pelo Grupo Edson Queiroz, e com o Título de Doutor Honoris Causa, pela Faculdade CDL. Atualmente, ocupa a cadeira de número 17 da Academia Cearense de Administração.
Recentemente, lançou o livro, no qual o empresário decidiu contar sua história na autobiografia: “Nunca fiz nada sozinho”. Ao longo de 14 capítulos, Honório reforça suas crenças, não apenas religiosas, mas de valores. O poder das conexões, a importância do laço familiar, o empenho no trabalho, o valor dos estudos e a importância do trabalho coletivo estão entre as lições deixadas pelo empresário em 264 páginas. “É uma história construída de maneira muito semelhante à de vários outros empreendedores que triunfaram impulsionados pela força da necessidade econômica”, explica o autor.