• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Neologismos e estrangeirismos: especialista explica o uso de novas expressões na língua portuguesa

Novos termos e expressões surgem constantemente, especialmente influenciados pela tecnologia e pela internet. Para entender melhor o fenômeno das modificações no nosso vocabulário, Sandra Bessa, professora de Letras do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca os usos e motivações da liquidez da linguística na atualidade. Segundo ela, é fundamental entender que a língua muda e responde a diferentes demandas de comunicação.

Sandra explica que a tecnologia e a internet possuem grande influência na criação de novos termos na língua portuguesa, especialmente no uso de estrangeirismos que vão sendo aportuguesados pelos usuários, a exemplo de palavras como ‘twittar’, ‘clicar’, ‘postar’, ‘scanear’, ‘googlar’, ‘logar’, ‘rackear’ e ‘deletar’. Originalmente em inglês, esses termos foram adaptados, refletindo a influência global e o uso de novas palavras para descrever ações antes não existentes.

Exemplo de palavra incorporada recentemente ao vocabulário é o substantivo “deboísmo”, que remete à expressão “ficar de boa”. Outra palavra é “sororidade”, que se refere à empatia entre mulheres. Como espaços de interação e comunicação de massa onde todos se comunicam livremente, as redes sociais refletem escolhas linguísticas dos diferentes grupos sociais a que dão voz: “Esse ambiente democrático permite que novas palavras se espalhem e ganhem aceitação”.

Outro fator predominante para a evolução do vocabulário é a forma de comunicação feita pelas novas gerações, que não se preocupam tanto com as convenções, inclusive com a interação nas redes sociais. “Eles querem se comunicar da melhor forma entre si e não estão preocupados com as regras ou limitações impostas no momento da enunciação. Portanto, os jovens protagonizam esse processo de evolução da língua, trazendo inovação e frescor ao vocabulário.”

Para ensinar a dinâmica dos fenômenos linguísticos, a especialista em Letras recomenda que os professores de português abordem a introdução das novas palavras com muita naturalidade, pois a língua é dinâmica e atende às necessidades e demandas sociais de uso. “A aceitação e explicação desses termos em sala de aula ajudam os alunos a compreenderem a evolução linguística e a usarem a linguagem de maneira mais eficiente e atual, adequando-a aos diferentes contextos.”

Segundo a professora, ensinar uma língua em constante evolução é um desafio positivo, pois o professor de língua portuguesa precisa estar antenado com as atualizações da língua, percebendo a riqueza de sua variedade e dinamicidade. “Essa flexibilidade e abertura para o novo são essenciais para acompanhar as transformações culturais e sociais. 

Reverberar a liberdade de se expressar da melhor forma possível é sinal de abertura ao mundo e sua capacidade de transformação”, acrescenta Sandra.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *