Nesta quarta-feira (28), às 18h, o Museu da Cultura Cearense (MCC), que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre ao público “RISCA”, primeira mostra individual da artista visual fortalezense Naiana Magalhães em sua terra natal. Com curadoria da pesquisadora e gestora cultural Carolina Vieira, apoio da Galeria Multiarte e fomento da Escola Porto Iracema das Artes, a exposição reúne cerca de 30 obras ao longo de 10 anos de trabalho da artista, entre desenhos, pinturas, fotografias, gravuras, vídeos, filmes, objetos e instalações, trabalhos que versam sobre questões ligadas ao tempo, à luz e à paisagem, em particular a litorânea.
Após a abertura, a mostra poderá ser visitada até 28 de novembro de 2022, de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30). Acessível, a exposição conta com audiodescrição, vídeo de Libras, e informações em Braille ampliado.
Seguindo no enfrentamento ao novo coronavírus, o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara.
RISCA faz referência à linha do horizonte, assim popularmente nomeada por pescadores e moradores da faixa de mar. Em comum, as obras apresentam uma percepção da artista sobre a mutação da paisagem. Imersos na contemplação da beleza das obras, os visitantes são convidados a refletir sobre a história do litoral cearense e problemáticas diversas, como a especulação imobiliária e o extrativismo desenfreado, por exemplo, para repensar os modos de consumo e exploração. De forma sutil e poética, Naiana Magalhães lança um olhar crítico às monumentalidades e investiga, partindo do conceito de “maritimidade”, criado pelo geógrafo Eustógio Dantas, como Fortaleza, enquanto cidade e sociedade, se relaciona com o litoral.
“A produção de Naiana Magalhães transita por diferentes suportes, construindo relações e tensões por meio de paisagens visuais e sonoras a serem acessadas de maneira nem sempre apaziguadora, chamando a atenção para o cuidado com o espaço ao redor”, destaca a curadora.
Serviço: Abertura da exposição RISCA, de Naiana Magalhães”, com curadoria de Carolina Vieira
Data: 28 de setembro de 2022 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: No piso intermediário (salas 3 e 4) do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito e livre.
Acesso gratuito e livre. O uso de máscara e o passaporte vacinal completo são recomendados para a prevenção contra o coronavírus.
Após 28/09, visitações seguem gratuitas até 27 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30).
Com recursos de acessibilidade