Em sessão no Sábado e Domingo, 08 e 09 de fevereiro, às 17 horas, na Sala de Teatro do Centro Cultural Ensaio, no Garcia, os alunos do Curso de Teatro do módulo de Realismo/Vanguarda da referida Escola (que está com inscrições abertas) apresentam a mostra teatral “Inacessível Chão”. A peça consiste numa releitura de Alex Moura da obra “Pedreira das Almas” do afamado escritor brasileiro Jorge Andrade. Na adaptação, Pedreira das Almas permanece sendo uma cidade fictícia, contudo localizada no interior do estado do Acre, com o enredo se desenvolvendo no ano de 1976, o que configura uma transposição geográfica e cronológica com relação ao texto original. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo SYMPLA, através do link: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-artistica-espetaculo-inacessivel-chao/2814983. Classificação: 12 anos.
Em “Inacessível Chão”, Pedreira das Almas e localidades adjacentes estão sofrendo ações externas de grilagem de terras e de desmatamento, toleradas pelo governo militar, com prejuízo ao cultivo dos trabalhadores rurais e às atividades dos seringueiros. Diante da ameaça de subsistência e manutenção da população nativa na cidade, o rebelde Gabriel promove um levante contra o governo, impactando no comportamento da população e dividindo opiniões do povo de Pedreira, que tem a sua vida transtornada com a chegada de um Delegado com a missão de prender o jovem revolucionário e demais insurgentes. A história da peça concentra-se nas atitudes de Mariana, que ao perpetrar o esconderijo e fuga do amado Gabriel, assume a bandeira em defesa de Pedreira das Almas, promovendo um embate com o regime ditatorial, ocasionando o desdobramento de impactantes acontecimentos na trama.
O espetáculo, com predominância do realismo, terá conversão de estética teatral entremeada por alguns aspectos vanguardistas, objetivando, com a ruptura da ação cênica e quebra da quarta parede, aguçar imediatamente a reflexão e questionamentos sobre as temáticas político-sociais e ambientais levantadas que possuem correlação com a atualidade. A mostra também traz pequenos alívios cômicos, além de sutis traços melodramáticos.
O Centro Cultural Ensaio é a única escola de teatro brasileira que forma seus alunos e os coloca em espetáculos em temporadas longas e profissionalmente nos grandes teatros de Salvador – seja no teatro musical ou nas diversas estéticas ensinadas. Espetáculos como “Auto da Compadecida”, “Temporada Final”, “Os Saltimbancos” e “Navalha na Carne” atestam essa excelência e esse virtuosismo e chancela esse diferencial da nossa escola de teatro. Instituição cultural que está presente no mercado há quinze anos, é também um espaço aberto a todas as formas de expressão artística e serve como berço de experimentos, laboratórios, pesquisas, produções e divulgação de grupos artísticos e artistas independentes, atuando nas mais variadas formas de expressão artística – Teatro, Dança, Circo, Música, e tendo na arte o seu principal meio de expressão.
O elenco de “Inacessível Chão” é composto pelos alunos/atores: Antônio Caíque, Claudio Raykil, Dante Emmanuel, Gabriel Amorim, John Reis, Júlia Sala, Lisa Seixas, Nauana Novais, Pablo de Carvalho, Samara Ferreira, Samuel Ferreira, Valdelania Reis, tendo com atriz convidada Duda Lemos. A direção é de Alex Moura.