• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Mitos e verdades: educadores listam os cuidados e os possíveis benefícios que o uso de telas pode promover

    Com o avanço da tecnologia, a educação também vem mudando por conta da fácil disseminação de informação. Apesar de ser uma forma de facilitar o estudo, o uso de telas feito de forma precoce e/ou desregrada pode trazer malefícios. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda-se que crianças com menos de dois anos não façam uso de dispositivos com recursos audiovisuais.

    Porém, em levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), constatou-se que os pequenos estão se conectando cada vez mais cedo no Brasil. Outro levantamento, da Tic Kids Online Brasil referente a 2023, indica que 24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar à rede na primeira infância, ou seja, com até seis anos de idade.

    Pensando nisso, educadores da Multiverso Educação listaram alguns mitos e verdades que podem auxiliar os pais no melhor gerenciamento do uso de telas. Para Wânia Gadelha, psicóloga escolar da instituição, o mais importante não é impedir, mas sim acompanhar, ao lado do filho, o que é feito e, juntos, estabelecerem regras para o uso de telas. “Sempre foi muito importante o acompanhamento dos pais, mas, no período de adaptação a uma nova ferramenta, é muito importante uma presença ainda mais forte. Construindo juntos uma relação de confiança, filhos e responsáveis trilham um caminho benéfico rumo a um futuro de equilíbrio”, afirma. 

    Confira alguns dos mitos:

    – “As telas são prejudiciais ao desenvolvimento infantil”. Na verdade, o uso de telas de forma moderada não é prejudicial, pelo contrário, as telas podem ser usadas para promover o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento cognitivo.

    – “As crianças devem usar telas só a partir dos 10 anos”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade de Pediatria Brasileira (SPB), existe um tempo indicado para cada faixa etária a ser observado. De 0 a 2 anos nenhuma exposição a qualquer tipo de eletrônico; de 2 a 5 anos, no máximo, 1h por dia; de 6 a 10 anos, entre 1 e 2 horas por dia; e de 11 a 18 anos, pode ficar até 3h por dia.

    – “As crianças podem usar telas antes de dormir”. Esse ponto em especifico pode,na verdade, dificultar o momento de descanso, pois a luz emitida pelas telas interfere na produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono, além da perda de outros hormônios relacionados ao crescimento.

    Usando como base alguns desses pontos, a Multiverso Educação utiliza telas de forma guiada, para, assim, seguir ampliando as formas de aprendizado. Entre as verdade que também podem guiar para o uso correto estão:

    – A aprendizagem educacional pode ajudar as crianças a aprender habilidades básicas, como alfabetização, matemática, ciência e, até mesmo, outros idiomas.

    – Desenvolvimento cognitivo a partir do uso de alguns aplicativos e jogos que estimulam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento crítico.

    – Acesso à informação com as telas podendo ser uma fonte valiosa de informação e conhecimento, permitindo que as crianças explorem diferentes assuntos de interesse.

    – Criatividade e expressão, devido à existência de ferramentas que incentivam a criatividade, como programação, robótica e gamificação, permitem que as crianças explorem e expressem habilidades.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *