• dom. set 29th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Miséria hereditária: romance de Marcos Frizzo questiona legado às futuras gerações

    Qual legado a sociedade de hoje vai deixar para as próximas gerações? No romance As veias escuras do Saara, o escritor gaúcho Marcos Emílio Frizzo faz refletir sobre como a miséria humana – ligada não só à pobreza, mas ao egoísmo, individualismo, violência e ganância – é passada de pais para filhos e como influencia na coletividade.

    O enredo ficcional conta a história de Carlo, italiano rico e privilegiado, que sente uma insatisfação inexplicável com a vida. Para entender suas emoções, decide enfrentar o desconhecido e conhecer outras realidades. Ele passa pelo Brasil, em uma comunidade de pescadores de Santa Catarina, e depois vai em missão voluntária ao Sahel, região da África – próxima ao deserto do Saara – que abriga um povo atormentado pela guerra, escassez, escravidão e terrorismo.

    Ao presenciar desigualdade e exclusão em escalas inimagináveis, o protagonista deixa de olhar para si e tenta entender as dores das outras pessoas. A grande lição é que dificuldades são vividas por todos, independentemente de classe social ou lugar. O que cabe às pessoas é investir em empatia, afinal o mundo está conectado e cada decisão tomada (ou não) afeta a coletividade e altera destinos. Ele sente o impacto disso quando a família investe em uma empresa bélica, responsável por mortes próximas a ele.

    – Sim, Carlo, em parte é verdade, mas temo dizer que seja mais complexo
    do que apenas isso. Ainda há algo pior do que a violência e a maldade
    doentia. – Tinha os olhos avermelhados e úmidos de lágrimas. – A exploração
    consciente da miséria humana! 
    (As veias escuras do Saara, p. 162)

    Nesta história ficcional que discute o autoconhecimento, a jornada do protagonista incentiva o leitor a reavaliar suas atitudes. “Acredito que só podemos mudar a sociedade se estivermos dispostos a rever comportamentos, hábitos e se formos comprometidos com uma lógica que transcenda o imediatismo de nossos próprios interesses”, afirma Frizzo.

    As questões sociais são, de fato, um aspecto preponderante para o autor. Interessado em novas culturas e entender a sociedade e suas organizações, foi de viagens aos países abordados no livro que ele trouxe a inspiração para o enredo. Biólogo e pós-doutor em neurociência, Marcos Frizzo é pesquisador e professor universitário em Porto Alegre, onde também nasceu e vive.

    FICHA TÉCNICA

    Título: As Veias Escuras do Saara: uma viagem ao deserto interior
    Autor: Marcos Emílio Frizzo 
    Páginas: 230
    Preço: R$ 65,50
    Onde comprar: Amazon | Magalu

    Sobre o autor: 

    Marcos Emílio Frizzo é ítalo-brasileiro, nascido em Porto Alegre. É biólogo bacharel em Fisiologia, mestrado em Neuroanatomia, doutorado e pós-doutorado em Neurociências. Atua como professor Titular do Departamento de Ciências Morfológicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por viagens, gosta muito de conhecer novas culturas e entender a sociedade e suas organizações. Na literatura, ele dá enfoque a questões humanas e sociais. Assim nasceu seu primeiro romance: As Veias Escuras do Saara.

    Redes sociais:
    Instagram: @marcosemiliofrizzo 
    Twitter: @emilio_frizzo
    Site: https://orcid.org/0000-0002-3358-6939

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *