O ator Miguel Falabella e os cantores Xande de Pilares e Adriana Calcanhotto estão apoiando a 26ª Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), entre os dias 13 e 19 de abril.
As celebridades gravaram participações em vídeos e áudios educativos para chamar a atenção da população para a importância de cuidar da voz. “Se a sua voz está diferente, falhando, se você sente dor ou dificuldade pra engolir, não ignore os sinais, procure um médico”, alerta Falabella.
“Todos nós precisamos muito de uma garganta saudável. Se sua voz é rouca, ou falhando, não sei de procurar logo um médico. Sua voz é a sua identicidade”, orienta Xande de Pilares.
Adriana Calcanhotto também deu destaque aos sintomas que podem representar um problema sério. “Se sua voz está rouca, cansada, sente pigarro, tosse ou dificuldade para engolir, não demore para buscar ajuda médica. Cuidar da garganta é essencial”, afirma a cantora.
Esse ano, a campanha aborda o tema “Nós cuidamos da sua voz para o mundo todo ouvir” e comemora o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril. A iniciativa também reúne médicos instruindo profissionais de saúde e a população sobre os sinais e sintomas, o diagnóstico e tratamentos de problemas que afetam a voz, como o câncer de laringe que registra mais de 7 mil casos por ano.
“Estamos transmitindo informações sobre os cuidados e prevenção de problemas com a voz para a comunidade e, principalmente, para profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, apresentadores, atores, repórteres, locutores, professores, feirantes, entre outros”, afirma a presidente da ABLV, Adriana Hachiya.
A campanha mantém ações online com profissionais e influenciadores digitais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, entre eles a jornalista e locutora Vanessa Rabello, a atriz, dubladora e apresentadora Lhays Macedo, a apresentadora Fabiola Reipert e os cantores Hélio Ziskind, Fabiana Cozza, Durval Lelys e Nicole Cordery.
ServiçoCampanha da Voz 2024
Data: de 13 a 19 de abril
Informações: www.ablv.com.br
Acompanhe: Instagram @otorrinoevoce e @cuidedasuavoz
Sobre a ABORL-CCF
Com 75 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade através de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos, entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.600 otorrinolaringologistas em todo o país.