• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

MEDTROP 2024: 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

De 22 a 25 de setembro de 2024, São Paulo será palco de um dos eventos científicos mais relevantes do país, o 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical  (MEDTROP 2024). O encontro acontecerá no Centro de Convenções Rebouças e terá como lema “Medicina Tropical sob olhar de Saúde Única”.

A abordagem de Saúde Única é integrada, multissetorial e transdisciplinar e reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental. Indispensável para o enfrentamento de doenças tropicais e emergentes, essa visão ressalta a importância das conexões entre seres humanos, animais e o meio ambiente no surgimento e controle de epidemias, como a Monkeypox (varíola dos macacos). Mais do que integrar espécies, a Saúde Única propõe soluções sustentáveis e colaborativas para preservar a saúde nos diversos ecossistemas.

“Medicina tropical é uma especialidade médica voltada para o estudo, prevenção e tratamento de doenças que prevalecem em regiões tropicais e subtropicais, como malária, dengue, febre amarela e leishmaniose. Essas áreas, caracterizadas por clima quente e úmido e condições socioeconômicas desafiadoras, como saneamento inadequado e falta de acesso à saúde, são propensas à disseminação de doenças infecciosas. Além disso, a medicina tropical ganha cada vez mais relevância fora dessas regiões, à medida que a globalização e o aumento das viagens internacionais facilitam a propagação dessas doenças.”, explica a médica Hiro Goto, professora Sênior da FMUSP e presidente do MEDTROP 2024.

Programação diversificada e atual

O MEDTROP 2024 contará com uma programação robusta, incluindo mais de 100 mesas-redondas, 50 conferências, simpósios e diversos cursos e oficinas pré-congresso. Temas de grande relevância, como tuberculose, leishmaniose, viroses, helmintiases, zoonoses e o impacto das mudanças climáticas na saúde individual e coletiva, estarão em destaque. Além da epidemia e da vacina contra a dengue, outras ameaças recentes, como a febre por Oropouche e a monkeypox, serão destaque, com análise de suas características atuais e peculiares, discutindo os avanços da pesquisa e explorando medidas futuras de intervenção e prevenção.

Simpósios sobre inovação no diagnóstico e tratamento de doenças tropicais também terão grande importância, destacando o uso de inteligência artificial aplicada à saúde, comunicação digital ampliando a atenção à saúde e geoprocessamento para o controle de diversas infecções, incluindo arboviroses como dengue e zika.

Palestrantes

O MEDTROP 2024 contará com um time de palestrantes do Brasil e do exterior, trazendo uma rica diversidade de perspectivas. Especialistas como Pedro Fernando Vasconcelos (virologista), Lúcia Brum (consultora do Médicos Sem Fronteiras) e Alexander W. Biondo (consultor da OPAS para Saúde Única) se juntarão a grandes nomes internacionais, como Marcelo Jacobs-Lorena (Johns Hopkins, EUA), trazendo nova abordagem de controle da transmissão da malária, Norbert Becker (Universidade de Heidelberg, Alemanha), revelando novos insetos vetores, Paul Martin Kaye (Universidade de York, Reino Unido) desvendando mecanismos imunopatogênicos de leishmanioses com análise patológica multiparamétrica avançada e Thomas van Boeckel ( EIDGENÖSSISCHE TECHNISCHE HOCHSCHULE – ETH- Suiça) alertando sobre crescimento de resistência de microrganismos a antimicrobianos focando a intrincada cadeia de associação entre espécies sob olhar de saúde única.

No nosso cenário, destacam-se Eliseu A.Waldman (USP) com sua visão epidemiológica, Ho Yeh-Li com sua vivência diuturna na assistência a viroses recentes, Patricia D. Deps (UFES) com pesquisas de destaque na hansenologia, Fernando N. Souza (UFAL/USP) com pesquisa de vacina de mastite sob olhar de Saúde Única, Wuelton Marcelo (Fiocruz/AM), André M. Siqueira (INI Evando Chagas) com vivência em epidemiologia e tratamento de dengue, Julio Croda (FIOCRUZ/MS) em tuberculose e viroses, Marcus Lacerda (FMT/AM) em malária.   Outros nomes ligados a órgãos governamentais do setor e instituições acadêmicas e de pesquisa serão destaque como Carlos Alberto Aragão (FINEP) falando sobre financiamentos a pesquisa, Monica Felts (Sectics- MS) apresentando o programa de Produção Nacional de Medicamentos, Esper Kallás (Instituto Butantan) e Aluisio Cotrim Segurado (USP) apresentando as contribuições dessas instituições no enfrentamento de agravos na área de Medicina Tropical estão confirmados.

Saúde Única: uma abordagem essencial para o futuro

A escolha do tema Saúde Única reflete a urgência de abordagens colaborativas que integrem diversas áreas do conhecimento. “Regiões tropicais, onde essas doenças prevalecem, apresentam desafios complexos que só podem ser superados com a colaboração entre cientistas, médicos, veterinários, ecologistas e gestores de políticas públicas”, destaca Hiro Goto. A crise Yanomami, por exemplo, será tema de destaque, ilustrando como a saúde indígena e a conservação ambiental são fundamentais para a proteção de populações vulneráveis.

SERVIÇO

●    O que: 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical  (MEDTROP 2024)

●    Quando: De 22 a 25 de setembro de 2024

●    Onde: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo

●    Mais informações: www.medtrop2024.com.br

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *