• dom. set 29th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Manassés retorna a Fortaleza para show sexta, 17/11, no CCBNB

    ByJordan Vall

    nov 16, 2023

    Dono de sonoridades peculiares e imediatamente reconhecíveis pelo público, Manassés, violonista, violeiro, compositor, cantor, arranjador, produtor musical, um dos mais consagrados artistas da cena do Ceará para o Brasil, retorna a Fortaleza para show na sexta-feira, 17/11, às 20h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro), com entrada franca.

    O artista mostrará seu novo espetáculo, um show solo, apresentado pela primeira vez na capital cearense. Com direito também a Manassés cantando suas composições e contando histórias dos mais de 55 anos de carreira, em atmosfera leve e com interação com a plateia, fruto de um diálogo praticado em muitas lives ao longo da pandemia, em que o artista compartilhou recordações que deseja que em um futuro breve façam parte de um livro.

    “Tenho feito esse show há cerca de um ano, e tem funcionado muito bem. É um prazer voltar a Fortaleza e poder reencontrar o público, agora mostrando esse novo show, em um formato diferente e com um repertório tanto de composições próprios que foram marcos na minha carreira quanto de novas criações”, ressalta Manassés.

    O consagrado violonista também participou, no dia 14/11, da I Serenata Cultural de Maranguape, um evento produzido pelo município para relembrar as antigas serenatas, frequentes na cidade em décadas passadas. O irmão mais velho do artista, Moisés Lourenço, cantor, compositor, violonista, foi um dos coordenadores musicais da Serenata, abordada com enorme carinho por Manassés.

    “Eu tinha 12, 13 anos e participava das serenatas. Ensaiávamos no coreto da praça as músicas que depois iríamos cantar de casa em casa, passando na residência da namorada de cada um. Alguns cantavam muito mal, e aí fazíamos um coro, pra ajudar”, recorda “Mana”, como é chamado pelos amigos, mostrando entusiasmo pelo convite para voltar a Maranguape para este momento tão permeado de afeto, lembranças e simbologias. Será também uma celebração pelos 172 anos do município. Manassés estará ao lado de diversos cantores, entre eles Zezim Maciel, único remanescente, juntamente com o violonista, dos “serenatistas” daqueles tempos.

    Manassés: músico universal

    No Brasil e no exterior, Manassés, cearense de Maranguape, é um protagonista no meio musical. Dono de um estilo próprio, consegue como ninguém fundir diversos gêneros musicais com elementos da música nordestina, produzindo um tipo de música que soa universal. A música de Manassés surpreende, causa impacto, arrebata, convida a um outro estado de espírito e a viagens da imaginação e da sensibilidade por diversas paisagens e ambiências sonoras. Características presentes em seus discos e em trabalhos como as quatro trilhas que compôs para espetáculos da Edisca, escola de dança de excelência e ONG que atua com jovens da “periferia” de Fortaleza.

    Perto de completar 70 anos, Manassés se dedica à música desde a infância, com o violão pego escondido do pai, que, depois de o levar para tocar em uma praça de Fortaleza, passou o chapéu e comprou o que seria o primeiro instrumento próprio do filho. Em meados dos anos 70 trocou Fortaleza por São Paulo, após uma “lendária” viagem de kombi com artistas como Edison Távora pai, Téti e Rodger Rogério, se somando aos artistas da geração que viria a ser conhecidos como “Pessoal do Ceará”, denominação dada pelo DJ e produtor cultural Walter Silva, o Pica-pau, e expressa em letras garrafais na capa interna do disco de Rodger, Téti e Ednardo lançado em 1973, “Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem”.

    Morando com Belchior, Manassés foi convidado para uma temporada em Paris, onde tocou com expoentes como Georges Moustaki e Claude Nougaro. Também fez shows na extinta União Soviética e tocou com o emblemático violonista Paco de Lucia. No Brasil, além de integrar por muitos anos a banda do cantor e compositor Raimundo Fagner e a Banda Santarém, formada por Petrúcio Maia e outros instrumentistas que se apresentavam com o intérprete, tocou com mestres como Luiz Gonzaga, Naná Vasconcelos e Chico Buarque, entre inúmeros outros.

    Também lançou discos emblemáticos com músicos de Brasília e gravou um DVD no Centro de Eventos do Ceará, com participação de convidados como Téti e Humberto Pinho.

    No ano de 2002 lançou o disco “A Música Universal de Manassés” que, em 2013, seria a base para a criação de um livro de partituras de mesmo nome. Em 2015 lançou o CD “Mana Mano”.

    De técnica apurada suas composições surpreendem pelo estilo e versatilidade forjada em elementos acústicos que resultam em diversos ritmos e sons. Em 1997 Manassés recebeu o prêmio de “Melhor Trilha Sonora Original” de cinema do Ceará e do Festival de Cinema do Recife, composta para o curtametragem “Campo Branco”, de Telmo Carvalho.

    Manassés compôs, em 1998, as trilhas sonoras dos filmes “Iremos a Beirute”, do cineasta Marcos Moura, e “Cerca Seca”, de Flávio Alves. Em 1999 compôs a trilha sonora do filme “Oropa, França e Bahia”, de Glauber Rocha Filho e foi novamente premiado pelo Cine Ceará, pela autoria da trilha do filme “Uma Nação de Gente”, da cineasta Margarita Hernandez, voltando a trabalhar com a cineasta no filme “Labirinto” em 2001.

    Serviço:

    Manassés. Show no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Sexta, 17/11, às 20h. Entrada franca. Informações: Instagram do CCBNB Fortaleza e whatsapp 85999733054.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *