O Blockchain.RIO, maior evento de tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina, está de volta para sua terceira edição, que será realizada nos dias 24 e 25 de julho no Expo Mag (Centro, Rio de Janeiro). Entre os principais palestrantes estão Charles Hoskinson, Cofundador do blockchain Ethereum e Fundador da Cardano; Daniela Barbosa, General Manager da Hyperledger Foundation; João Aragão Pereira, Mr. Technology and Innovation Specialist Microsoft e o Senador da República, Carlos Portinho. Antes, no dia 23 de julho, está previsto um encontro de networking para decisores na Casa Camolese, localizada no Jardim Botânico.
O Blockchain.RIO reunirá personalidades do setor de blockchain, finanças digitais e diversos profissionais que representam as principais instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo para discutir as últimas tendências e os impactos da “Tokenização“ em diversos setores da economia. O evento irá destacar como a tecnologia blockchain está revolucionando a forma como interagimos com o dinheiro, a propriedade e a informação. A programação contará com palestras, workshops, hackathon, trilhas de conhecimento e áreas de networking, além de uma feira de negócios onde as empresas poderão apresentar suas soluções ao público, que também poderá interagir com experiências imersivas e visitar uma galeria de arte digital (Rio Digital Arts).
“Hoje, somos o principal ambiente de discussões sobre o tema, onde participam líderes e decisores de todas as indústrias, incluindo bancos, fintechs, setores de energia, moda, agro e games, além da participação de artistas digitais e do governo, que se conectam, compartilham ideias, geram negócios e moldam o futuro”, destaca Francisco Carvalho, Founder e Ceo do Blockchain Rio e Vision Realty.
Entre os principais temas abordados, estão: Drex, Tokenização de ativos, Framework Regulatório, Pagamentos Digitais, Finanças Descentralizadas, Inteligência artificial e muito mais.
O Estado do Mercado e o Brasil
Em 2024, o mercado de criptografia e blockchains retornou à casa dos US$2.5 trilhões, retomando aos níveis históricos de valorização atingidos durante o último ciclo de alta do ano de 2021. As previsões indicam que o mercado continuará a crescer, impulsionado pela redução das taxas de juros e da aprovação de ETFs de cripto nos EUA.
Segundo o relatório State of Crypto Index da a16zcrypto, a adoção e o desenvolvimento dos ecossistemas de blockchains estão em níveis históricos. O número de endereços ativos e desenvolvedores têm aumentado, enquanto as infraestruturas de blockchain melhoram suas soluções, e o setor financeiro busca ativamente desenvolvedores para o mercado WEB3.
Nesse contexto, o Brasil emerge como um ponto estratégico no cenário global. Com uma população de 212 milhões e 17 milhões de usuários de criptografia (8,3% da população), o país lidera em fintechs ligadas a criptoativos na América Latina, representando 7,3% do volume global de negociações. O ecossistema robusto inclui empresas de emissão, intermediação, pagamentos, negociação e infraestrutura, entre outros serviços.
Destaques da programação
* Mais de 300 palestrantes renomados, incluindo CEOs de grandes empresas, especialistas em tecnologia blockchain, bancos e autoridades.
* 10 trilhas de conhecimento, abrangendo temas como finanças digitais, tokenização, Web3, ativos digitais, energia, agro, tokenização imobiliária, legal e muito mais.
* 9 palcos dedicados a diferentes áreas temáticas, proporcionando uma experiência completa e imersiva para os participantes.
* Feira de negócios com a presença de empresas líderes do mercado de Blockchains e tokenização oferecendo oportunidades de networking e parcerias.
* Áreas de demonstração para que os participantes possam experimentar as últimas aplicações da tecnologia blockchain.
Speakers já confirmados
O evento contará com a presença de renomados especialistas, incluindo:
Main Speakers até o momento:
•Roberto Campos Neto – Presidente do Banco Central do Brasil
•Charles Hoskinson, Fundador – Cardano / Co-fundador Ethereum
•Sergei Nazarov – Co-fundador Chainlink
•Daniela Barbosa – Gerente Geral – Hyperledger Foundation
•Italo Borssatto – Conselheiro do BIS
•Fábio Araújo – Coordenador do Projeto DREX – Banco Central do Brasil
• Vugar Usi Zade – COO Bitget
•Guilherme Nazar – Gerente Brazil – Binance
•Ícaro Barbosa – Superintendente – Inter
•Guilherme Sacamone – Gerente Brazil – OKX
•Senador Carlos Portinho – Relator do Projeto de Lei do DREX e do Projeto de Lei dos Criptoativos no Senado
•Larissa Moreira – Gerente de Ativos Digitais – Itaú
•George Marcel Smetana – Especialista em Pesquisa e Inovação – Bradesco
•Sophia Lopez – Fundador – Kaleido
•Daniel Walter Maeda – Diretor – CVM – Comissão de Segurança e Câmbio
•Luan Fleck – Sênior Líder de Produto – Nubank
•Thamilla Talarico – Líder de Blockchain e ativos digitais – EY Brazil
•Ariel Scaliter – Co-fundador – Agrotoken
•Delano Queiroz – Sócio – Genial Bank
•Reinaldo Rebelo – Ceo – Mercado Bitcoin
•Silvio Pegado – Diretor-gerente – Latam – Ripple
•João Aragão – Sr. Especialista em Tecnologia e Inovação – Microsoft
•Rodrigoh Henriques – Diretor de Inovação – Fenasbac
•Gladstone Arantes – Especialista Blockchain BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
• Bruno Batavia – Diretor – Valor Capital Group
• João Gianvecchio – Gerente de Estratégia e Inovação – BV Bank
•César Kobayashi – Superintendente – Nuclea
• Diego Consimo – Head Latam XDC
•Luís Fernando Lopes – Gerente de Produto Digital – Tecban
• Courtnay Guimarães – Diretor Avanade
Evento paralelo – 23 de julho
Summit Refi – Bootcamp PUC-Rio
Um evento para capacitar comunidades e promover a transformação social. Em parceria com a Play4Change e a PUC-Rio, o bootcamp Summit Refi abordará temas como desenvolvimento, educação em criptomoedas, comunidades, jogos, NFTs e Finanças Regenerativas, oferecendo a oportunidade de aprofundamento nas tecnologias web3 e como elas podem ser utilizadas para promover o bem social.
Um dos momentos mais esperados do evento é a inauguração da Amazon Tech House pela Play4Change. A iniciativa visa capacitar as comunidades indígenas da Amazônia, oferecendo um espaço para aprender, compartilhar e conectar-se com outras tech houses no Brasil e no mundo. Assim, o Summit Refi não é apenas uma chance de aprender, mas de se conectar com as comunidades, líderes do setor, mentores experientes e outros inovadores sociais.
O que esperar do Blockchain.RIO 2024:
* Uma visão abrangente da “Internet do Valor” e seus impactos em diversos setores.
* Insights dos principais especialistas do mercado sobre as últimas tendências e inovações em Tokenização, Blockchains, Inteligência Artificial e tecnologias emergentes.
* Oportunidades de networking com empresas, especialistas e outros profissionais do setor.
* Um ambiente propício para o aprendizado, a troca de experiências e a geração de negócios.
O Blockchain.RIO é a representação do maior e principal hub de inovação em tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina. Um ecossistema aberto e dinâmico que reúne uma diversidade de participantes chave da economia tokenizada e da economia real, focados em fomentar o ecossistema de inovação, desenvolvimento, finanças digitais e compliance, através da educação e da geração de negócios.
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: https://blockchainrio.com.br/en/
GLOSSÁRIO
Drex: Versão do real inserido na blockchain, também chamado de Real Digital, permite fazer transações online da mesma forma que é feito o real físico. Disponível para uso por meio de contas digitais, aplicativos e plataformas de pagamento e tem previsão de lançamento entre o final de 2024 e 2025.
DeFi: (ou “finanças descentralizadas”) é um termo abrangente para serviços financeiros em blockchains públicas, principalmente Ethereum. com DeFi, você pode fazer a maioria das coisas que os bancos fazem — obter juros, tomar e conceder empréstimos, comprar seguros, negociar derivativos e ativos e muito mais —, mas é muito mais rápido e não requer toda aquela papelada ou terceiros.
Trade Fi: Aplicativo de desktop e móvel para os usuários investirem convenientemente em ativos seguros de renda fixa.
Bitcoin: Moeda digital descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar o seu dinheiro.
Blockchain: Base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e inviolável. A base de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos. Um bloco é a parte concreta da blockchain onde são registrados algumas ou todas as transações mais recentes e uma vez concluído é guardado na blockchain como base de dados permanente.
NFT: Quer dizer “token não fungível”. Não-fungível significa algo único e insubstituível. Ao contrário do dinheiro físico e criptomoedas que são fungíveis, o que significa que podem ser negociados ou trocados. Cada NFT contém uma assinatura digital que o torna cada uma único.
Wallet: E-wallet é uma carteira digital em que é possível armazenar dados bancários e de cartões de créditos para fazer pagamentos com segurança.
Token: No universo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo – como dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrada em uma blockchain, tecnologia que nasceu com o BTC no final de 2008. Exemplo: se uma pessoa tem o token de uma propriedade, significa que tem direito aquele imóvel – ou parte dele.
Tokenização: Tokenizar é o ato de fragmentar um ativo em pequenas frações digitais usando o banco de dados blockchain.
Smart contracts (contratos inteligentes, na tradução para o português): São programas que se executam de forma automática assim que certas condições acordadas previamente pelas partes são atendidas.
As trilhas que integram a programação do Blockchain.RIO
REGULATION ROCKS – Curadoria: Fenasbac – Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central
EXPO MAG: 24/07, 09h às 18h
Em 2024, o Regulation Rocks, coordenado pela Fenasbac, ocupa um palco durante o primeiro dia do Blockchain.RIO, e traz como ponto principal a regulação do setor financeiro, debatendo principalmente a revolucionária versão digital do Real – o Drex.
O evento conta com palestras, painéis de discussão liderados por especialistas renomados, empreendedores e inovadores do setor.
CRIA – Curadoria: CVM – Comissão de Valores Mobiliários
EXPO MAG: 25/07, 09h às 18h
O Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA), uma iniciativa estabelecida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em parceria com o Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (IFD), visa promover uma abordagem colaborativa na regulação do mercado de capitais. Na CVM o CRIA é uma estrutura de governança para todas as iniciativas de inovação do regulador. Além da parceria com o IFD, também se inserem no escopo do CRIA o Lab, a sandbox regulatória e outras. Concebido para funcionar como um fórum de discussão e pesquisa aplicada, o CRIA objetiva possibilitar o diálogo entre regulador, academia e participantes do mercado. Ao facilitar o intercâmbio de ideias e perspectivas, o centro busca informar e contribuir com o processo regulatório da CVM, com foco nas tecnologias emergentes como a “tokenização” de ativos. Durante sua primeira fase, que teve início no lançamento do centro pela CVM em 04/12/2023 e ainda está curso, o CRIA foca nos seguintes temas:
a) Tokenização de valores mobiliários: transformação de ativos em tokens digitais mantidos em redes DLT. Isso tem o potencial de reduzir custos, e, eventualmente, viabilizar que pequenas e médias empresas acessem o mercado de capitais. O potencial de melhoria pode ocorrer nas várias etapas hoje presentes no mercado de capitais, incluindo emissão, registro, distribuição, negociação, compensação e liquidação. b) Aspectos da regulação do FIAGRO: elementos relevantes na transição energética e promoção da segurança alimentar, bem como na digitalização de ativos do agronegócio, como CPRs, CRAs, etc., e diálogo com os principais atores do mercado.
FÓRUM BLOCKCHAIN GOV – Curadoria: BNDES
EXPO MAG, 25/07, 09h às 18h
O Blockchain Gov é um fórum liderado pelo BNDES que, em 2024, estará em sua quarta edição, consolidando-se como um evento para reunir profissionais do governo, acadêmicos, iniciativa privada e demais interessados para debater, trocar experiências e identificar sinergias para a implantação de DLTs no setor público. Tais tecnologias ainda estão sendo apreendidas pelos governos, mas já é sabido que podem transformar a prestação de serviços públicos no Brasil, ao melhorar a eficiência e a eficácia dos recursos aplicados e, principalmente, ao multiplicar o poder de decisão, acompanhamento e fiscalização dos cidadãos.
E blockchain tem um papel fundamental neste cenário, por ser um protocolo digital de governança, confiança e compartilhamento altamente seguro de dados e informações entre diversos atores. O Blockchain Gov apresentará desafios enfrentados por gestores públicos, o estado da arte no desenvolvimento no país, casos, provas de conceito e projetos do cenário brasileiro. Além disso, irá debater questões legais e os principais aspectos da regulação de DLTs no país. Será, portanto, um espaço para multiplicação do conhecimento e identificação de sinergias entre diferentes entidades interessadas no desenvolvimento de blockchain em governo.
CRYPTO SUMMIT – Curadoria: Rafael Castaneda
EXPO MAG: 24 e 25/07, 09h às 18h
Levantar e discutir questões importantes para a evolução das tecnologias de blockchain e o seu papel em um mundo mergulhado em múltiplas crises. Trazendo especialistas e empreendedores do universo cripto que estão provocando mudanças reais no mundo, vamos debater e aprender juntos em um grande circuito de palestras e painéis curados.
ENERGY SUMMIT – Curadoria: PUC- RIO
O Energy Summit é dedicado a debater e apresentar casos de como tecnologias emergentes como Blockchain, inteligência artificial, e outras tecnologias emergentes estão revolucionando o ecossistema de energia. Voltado para executivos, empresários, empreendedores, profissionais de tecnologia, consultores, autoridades governamentais e acadêmicos, o evento explora como essas inovações estão aumentando a competitividade e modernizando a indústria de energia. Nos últimos anos, o setor passou por grandes transformações para atender às demandas globais de segurança e sustentabilidade, com a tecnologia desempenhando um papel central. O Energy Summit oferece um espaço anual para discutir tendências, desafios, e fomentar conexões e parcerias entre os principais players do setor.
DIGITAL FINANCE – Curadoria: Blockchain Rio
Fórum global onde a sabedoria do mercado financeiro tradicional converge com a inovação dinâmica da Tokenização
Serviço
Blockchain.RIO 2024
Data: 24 e 25 de julho de 2024
Horário: 09h às 18h
Local: EXPOMAG – R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: Disponíveis no site oficial www.blockchainrio2024.com