Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa Germinar, da M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos. O programa é responsável por selecionar startups e pesquisadores para se tornarem parceiros da companhia, a fim de colaborar com o desenvolvimento de áreas estratégicas. O prazo para inscrições do primeiro ciclo vão até 12 de maio no germinarmdiasbranco.com.br.
Este ano, o programa contará com o formato Innovation as a Service, organizado em um conjunto de ciclos, cada qual com cronograma e desafios específicos. O foco desse primeiro ciclo são os desafios de Inteligência no planejamento de Demanda/Vendas; Solução para diversificação da Matriz Energética; Otimização no processo de prototipação de produtos e embalagens.
Startups interessadas devem se inscrever pelo site do programa, que pode ser acessado pelo endereço germinarmdiasbranco.com.br. Todas as soluções inscritas serão analisadas com base nos critérios do programa e receberão uma devolutiva, que pode ser um convite para apresentar sua solução para a M. Dias Branco.
Fernando Bocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da M. Dias Branco, afirma que o projeto faz parte de um propósito maior. “O Programa Germinar gera ganho a todos do ciclo: startups, M. Dias Branco e sociedade. Oferecemos aos participantes a oportunidade de validar suas soluções por meio da execução de um Projeto-Piloto alinhado aos desafios. Ao longo dos anos, temos recebido diversos projetos que aderimos ao nosso processo em diferentes áreas”, explica o executivo.
O Programa
O Germinar tem como objetivo identificar oportunidades para gerar eficiência nas operações da M. Dias Branco, fortalecer a cultura de inovação, além de contribuir com o empreendedorismo e transformação digital. Baseado no método desenvolvido pela Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, o programa se organiza em conjuntos de ciclos. Cada ciclo abarca alguns desafios priorizados pela empresa e segue um cronograma específico.
“A organização desta edição em formato de ciclos traz ganhos estratégicos para a M. Dias Branco, que ampliará ainda mais sua proximidade com o ecossistema e permitirá que a empresa lance novos desafios ao longo do ano de forma estruturada. A metodologia aportada pela Innoscience, conectada ao conjunto de ativos da M. Dias Branco e suas marcas, faz com que o Germinar represente uma oportunidade para startups testarem e validarem suas soluções e tecnologias no contexto de uma grande empresa podendo, inclusive, gerar um contrato de fornecimento pós programa”, pontua Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience.
Para o primeiro ciclo, a empresa buscará os parceiros com as melhores soluções no ecossistema até 05 de maio; organizará um pitch day virtual com o potenciais parceiros com soluções mais aderentes aos desafios em 22 de maio; conectará o time do desafio e a startup para desenhar o escopo do experimento até 15 de junho; executará piloto de 3 meses para testar a solução até 05 de outubro; analisará os resultados atingidos no piloto e fará deliberação de encerrar, estender ou escalar, até 17 de outubro.
Histórico
A ideia do Programa Germinar nasceu em um processo iniciado no fim de 2017, com uma viagem de executivos da M. Dias Branco a polos de inovação globais, incluindo o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo. Inspirada pelos ganhos mútuos, a M. Dias Branco assumiu a responsabilidade de incentivar o fomento do foodtechs partir da conexão com startups.
A iniciativa começou em 2018, com o objetivo de encontrar novas formas de inovar estimular o crescimento das startups. Ao longo de sua história, o Programa Germinar já contou com 312 startups inscritas e 17 selecionadas para contratação, parceria ou investimento com a M. Dias Branco.
Para mais informações sobre o Programa Germinar 2023, acesse: germinarmdiasbranco.com.br
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br