Durante a infância, as crianças passam por diferentes experiências e em cada fase da vida, há riscos. Os pequenos em muitas situações acabam sofrendo com problemas em diversas partes do corpo, como no joelho. “Existem diferentes lesões que acometem os joelhos de meninos e meninas. O primeiro ponto que devemos destacar é o alinhamento dos joelhos, que sofre mudanças do nascimento até depois dos seis anos de idade”, destaca o ortopedista e médico do esporte, Eduardo Vasconcelos.
O especialista aponta dois tipos de lesões que podem acontecer neste período. “A dor “relacionada ao crescimento” pode ocorrer e é percebida geralmente quando há grande esforço físico, como uma brincadeira intensa e prolongada, por exemplo. O desconforto acontece na maioria dos casos ao redor do joelho e durante a noite. A luxação e instabilidade da patela também é comum e acontece frequentemente em mulheres a partir dos 12 anos”.
Os pais precisam ficar atentos às reclamações e sinais dos filhos para que se necessário, busquem acompanhamento profissional para evitar o agravamento do problema. “Existem patologias que podem causar fortes dores e inchaço no joelho, e em alguns casos, a melhor opção é a cirurgia. Existem lesões que se não tratadas, podem afetar e comprometer a qualidade de vida da criança para sempre. Fraturas fisárias podem comprometer o crescimento ósseo da criança, por exemplo”, alerta o ortopedista.
Os pequenos ainda podem se machucar praticando algum esporte. “Por conta da própria condição do sistema musculoesquelético de meninos e meninas, a prática constante e sem ajuda especializada, pode gerar lesões agudas. Contusões, entorses, luxações e fraturas são alguns traumatismos que podem acometer o joelho infantil”, pontua o especialista Eduardo Vasconcelos.