• qui. abr 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Lentes de contato exigem cuidados específicos não só em relação à utilização, mas também em relação ao manuseio e armazenamento

As lentes de contato têm se popularizado entre os brasileiros e, segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, há mais de dois milhões de brasileiros que as utilizam como método de correção da miopia, astigmatismo, hipermetropia e outros distúrbios visuais ou mesmo como função estética. Porém, os cuidados com as lentes são essenciais para preservar a saúde dos olhos e evitar futuros problemas, como foi o caso recente de um jovem americano que perdeu um olho após ter dormido com as lentes e ter sido vítima de uma infecção ocular causada por um parasita.

Para evitar qualquer tipo de situação incômoda em relação às lentes, o oftalmologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Luiz Aguiar, afirma que os cuidados devem começar já com o manuseio e armazenamento das lentes. “A pessoa deve manusear as lentes sempre com as mãos higienizadas e limpas, sem qualquer tipo de produto. Para guarda-las, elas devem ser mantidas em um estojo apropriada com o uso de soluções específicas, como os soros para lentes, que mantenham hidratadas e descontaminadas. O soro do estojo também deverá ser renovado constantemente”, ressalta ele.

O médico destaca que os materiais das lentes são muito permeáveis (deixam passar o oxigênio do ar para a córnea, onde a lente se apoia), o que permite a sua utilização por longos períodos. Porém, ele explica que, sempre que houver qualquer incômodo no olho, o mais indicado é retirá-la. “Dê um tempo, lave-as com a solução adequada e tente colocá-la novamente. Se essa orientação não for seguida, a lente poderá ser danificada precocemente, ficar contaminada e, eventualmente, provocar danos aos olhos. Em casos mais graves até mesmo provocar uma conjuntivite e lesões profundas de difícil tratamento”, destaca.

Outra recomendação é não dormir com as lentes, pois a córnea poderá sofrer e o olho poderá ficar vermelho com dores e secreções e até mesmo estar sujeito a infecções, como foi o caso do jovem americano. Outra recomendação diz respeito ao tempo de uso de cada lente de contato. “Isso poderá variar de acordo com vários fatores, como a umidade do ambiente, o tempo de esforço visual continuado, a poluição, a existência de alergias e outros. Se for possível dar um descanso aos olhos com alguma frequência também é recomendado”, analisa o médico.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *