• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    KUYA está com inscrições abertas para o curso EAD “Design Decolonial”

    A KUYA – Centro de Design do Ceará, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, está com inscrições abertas para o curso EAD “Design Decolonial”. Voltado para profissionais, estudantes e interessados em design, o curso oferece uma oportunidade de reavaliar práticas criativas sob uma nova ótica, priorizando soluções locais e ancestrais em detrimento de modelos eurocêntricos. Com carga horária de 20 horas, as aulas começam em 1º de novembro de 2024 e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

    O objetivo do curso é propor uma nova abordagem de criação, que não se limite a reproduzir padrões de design de contextos europeus ou norte-americanos, mas que reflita as realidades culturais e históricas dos participantes. O Design Decolonial é um dos pilares de atuação da KUYA – Centro de Design do Ceará e busca dar visibilidade a outras metodologias, partindo das raízes culturais e do território de quem o pratica.

    “Acreditamos que o design pode ser uma ferramenta de transformação social. Por isso, temos o design decolonial como um dos nossos pilares, aqui na KUYA, e valorizar as soluções locais é essencial para criarmos um futuro mais inclusivo e sustentável”, afirma Cláudia Sales, coordenadora de formação da KUYA. “Com este curso, esperamos que os participantes possam olhar para suas próprias realidades e histórias com mais atenção, trazendo à tona a riqueza de suas tradições e contextos culturais.”

    O curso terá inicio no dia 1 de novembro de 2024, com os materiais disponibilizados na plataforma da SYMPLA. Os interessados em realizar a sua inscrição devem acessar a plataforma ou as redes sociais da KUYA.

    Transformação Social pelo Design

    O Design Decolonial tem como premissa valorizar as realidades culturais e históricas dos participantes, propondo uma abordagem que se afasta de padrões hegemônicos europeus e norte-americanos. O curso é estruturado para incentivar uma reflexão crítica sobre como o design global tem sido moldado por influências ocidentais, oferecendo alternativas que abraçam as raízes culturais e os saberes ancestrais de cada contexto.

    O que o curso aborda?

    O curso “Design Decolonial” abordará:

    •  Conceitos fundamentais do design decolonial: como reavaliar o design a partir de uma perspectiva que valorize o local e o ancestral.
    •  Criação de soluções contextualizadas: desenvolvimento de produtos e serviços que dialoguem com o entorno cultural dos participantes.
    •  Valorização de saberes ancestrais: aprendizado de técnicas tradicionais que podem ser aplicadas ao design contemporâneo.
    •  Críticas a modelos eurocêntricos: reflexões sobre como transformar a lógica predominante no design global.

    Quem pode participar?

    O curso é aberto a designers, criadores e profissionais de diversas áreas que desejam explorar a interseção entre design, cultura e inovação social, adotando uma abordagem mais inclusiva e culturalmente relevante.

    Inscrições

    As inscrições seguem abertas e seguem após o início do curso, no dia 1º de novembro de 2024. Para garantir uma vaga, basta acessar o link no Sympla e realizar a inscrição.

    Serviço

    Curso EAD Design Decolonial
    Início das inscrições: 1º de outubro de 2024
    Início do curso: 1º de novembro de 2024
    Carga horária: 20 horas
    Modalidade: Educação a Distância (EAD)
    Inscrições: https://tr.ee/Z3axYiBzAq

    Funcionamento:
    KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
    Dias: Quinta a domingo
    Horários: Quinta a sábado: 10h00 às 17h00 | Domingo: 10h00 às 15h00
    Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza, Ceará
    Redes sociais: https://www.instagram.com/kuyadesignceara/ 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *