• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Junho Verde alerta para a identificação precoce da escoliose

    Os cuidados com a saúde dos filhos preocupam os pais e mães no período da adolescência. E é nesta fase da vida que existe a tendência maior para aparecimento de um problema ortopédico muito comum: a escoliose, uma curvatura anormal da coluna vertebral. Neste mês, o movimento Junho Verde visa mobilizar serviços e órgãos de saúde para esclarecer sobre o assunto. Cerca de 4% da população mundial é acometida por essa condição médica, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estima-se que entre 2% e 4% das pessoas tenham escoliose, o que representa cerca de 6 milhões de indivíduos. Em torno de 80% dos casos a escoliose é idiopática, ou seja, sem causa conhecida.

    “A escoliose pode aparecer em qualquer fase da vida, sendo o mais comum que se desenvolva durante o início da adolescência. Assim, é possível que a deformidade progrida com o estirão de crescimento da puberdade”, explica a ortopedista Gabriella Brito, cirurgiã de coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).

    Por esse motivo, identificar o mais breve possível o problema é a chave para prevenir a progressão da doença. “Pode-se perceber uma diferença na simetria da cintura, um ombro mais alto que o outro, ou até mesmo uma gibosidade, ou ‘corcunda’ nas costas”, alerta Gabriella Brito.

    Danos à saúde

    De acordo com a cirurgiã de coluna, se a escoliose não for tratada a tempo, pode provocar diversos danos à saúde. “Além da deformidade trazer prejuízos estéticos que podem levar a problemas psicológicos pela distorção da autoimagem e bullying, há prejuízos físicos, como a possibilidade de problemas respiratórios por diminuição da caixa torácica”, alerta Gabriella Brito.

    Alguns hábitos podem agravar o quadro de escoliose, como fumar, má postura, sedentarismo e carregar pesos de forma irregular.

    A ortopedista orienta que a melhor prevenção para a escoliose é a detecção precoce, para evitar que ela progrida. “O tratamento pode envolver desde a fisioterapia com exercícios específicos para escoliose e o uso de coletes especiais, até o tratamento com cirurgia para o realinhamento da coluna”, descreve Gabriella Brito, membro da SBOT-CE.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *