• qui. abr 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

João Pernambuco “retorna” ao palco do Theatro Municipal de São Paulo na voz de Glaucia Nasser

A música atravessa no tempo, e no dia 6 de abril, o violonista João Pernambuco (1883-1947), artista que revolucionou a música brasileira ao se tornar o primeiro compositor a escrever para violão solo no país, será homenageado pela cantora mineira Glaucia Nasser em um grande espetáculo. O pai de Luar do Sertão “retorna” em grande estilo ao Theatro Municipal de São Paulo, 110 anos depois de sua apresentação no local, em um evento especial que faz parte do programa de gratuidade da temporada 2025 Poética de Todo Mundo.

“Coração do Violão” é o nome do espetáculo criado para celebrar a obra seminal do músico, nascido há 142 anos em Jatobá (PE). Gravado em maio de 2024 no histórico Teatro de Santa Isabel, no Recife, o espetáculo foi lançado no YouTube e abraça a música de João e do Nordeste, dando vez e voz ao cancioneiro composto pelo artista, assim como àqueles que o inspiraram e aos que foram influenciados por ele.

Ferreiro de profissão e compositor por vocação, driblou analfabetismo e falta de recursos, migrou do solo seco e da cultura fértil do sertão para se consagrar na posteridade artística nacional como o “Poeta do Violão”.

Produzido e interpretado pela cantora mineira Glaucia Nasser, “Coração do Violão” finalmente chega ao mesmo palco onde João se apresentou em dezembro de 1915 a convite do escritor Afonso Arinos para encerrar o projeto “Lendas e Tradições Brasileiras”.

O público poderá apreciar obras de João como “Caminho do Sertão” e “Sons de Carrilhões”, que ganharam letra de seu biógrafo José Leal, “Graúna”, com letra de Paulo Dáfilin e “Cabocla de Caxangá”, que tem letra de Catulo da Paixão Cearense, entre outras. O repertório ainda inclui canções de Noel Rosa, Dominguinhos, Luiz Bandeira, Alceu Valença, Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, entre outros.

“É uma honra poder voltar ao mesmo local onde João se apresentou há mais de um século. Me sinto em uma espécie de ‘máquina do tempo’ musical, capaz de mostrar a genialidade desse músico brasileiro às novas gerações. Poder apresentá-lo dentro desse projeto de gratuidade do Theatro então, que tem como objetivo tornar a cultura mais acessível à população, torna tudo ainda mais especial. É ir à raiz do Brasil e dizer a todos nós o tamanho da nossa grandeza”, reflete Glaucia, cantora, compositora e pesquisadora da riqueza cultural do país.

O projeto tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Dáfilin, direção artística de Julio Cesarini e participações especiais de Cezzinha (Sanfona e Voz) e da atriz Cinnara Leal (em vídeo).

A apresentação em São Paulo é uma realização do Theatro Municipal de São Paulo, em parceria com o Instituto de Arte Popular João Pernambuco, com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor, e tem patrocínio de Terrena Agro e NOOA Ciência e Tecnologia, unindo cultura e agricultura.

O projeto audiovisual “João Pernambuco – Coração do Violão” foi lançado no Youtube em novembro de 2024 e integra o projeto que inclui o EP homônimo lançado pela cantora, além de um documentário produzido a partir de uma expedição que buscou redescobrir o brasileiro de Bebedouro de Jatobá.

Sobre Glaucia Nasser

Glaucia Nasser faz da música sua plataforma de pesquisa e campo de estudo. Com 15 trabalhos lançados, passou as últimas duas décadas se embrenhando pelos sertões e recantos do país para vasculhar as origens, influências e legado de nosso cancioneiro.

Sua carreira de intérprete tomou importante rumo quando resolveu mergulhar na inesgotável fonte musical brasileira. Assim, já visitou Chiquinha Gonzaga, falou de um Brasil belo, produtivo e positivo, mantendo viva a paixão do nosso povo pelo nosso país no espetáculo “Um reencontro com o Brasil”, e agora mergulha em João Pernambuco, todos projetos produzidos pela Fundação Brasil Meu Amor, da qual é cofundadora.

Em 2025 celebrará 20 anos de carreira com um álbum de inéditas. Paralelamente, viaja pelo país para despertar nas pessoas o melhor de si mesmas e o melhor do Brasil por meio de cursos e workshops, enquanto segue atuando como empresária do agro em Minas Gerais.

Serviço:

João Pernambuco – Coração do Violão”
Realização: 
Theatro Municipal de São Paulo / Instituto João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor
Patrocínio: Terrena Agro e NOOA Ciência e Tecnologia
Quando
: 6 de abril de 2025
Onde: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *