Foto: Rich Gilligan
Hoje, o cantor e compositor irlandês James Vincent McMorrow lança seu sétimo álbum de estúdio, Wide Open, horses. O lançamento do álbum segue os singles previamente lançados “Never Gone”, “Give Up”, “Call Me Back” e “Things We Tell Ourselves” juntamente com o anúncio de uma extensa turnê pelo Reino Unido, Europa e América do Norte.
Wide Open, horses é um retrato sincero de tudo o que trouxe McMorrow até este ponto. O álbum representa uma retomada de sua narrativa, aceitação de si mesmo e reconstrução de seu senso de identidade e conexão com a música.
McMorrow diz sobre o álbum: “Para mim, o álbum é sobre encontrar alívio do ciclo de pressões da vida. Não acho que a teoria de ‘modernidade igual a melhor’ faça muito sentido hoje em dia. Quanto mais tecnologia adicionamos, mais infelizes todos parecem estar. Não quero voltar atrás, mas senti um senso de nostalgia e felicidade no álbum. Seria grandioso da minha parte pensar que poderia oferecer algum alívio profundo através das palavras e letras, mas talvez eu possa… O trabalho é fazer um disco que eu amo e, com sorte, oferecer um respiro. Talvez possamos voltar a uma vida onde não estamos tão obcecados em tentar encontrar significado em absolutamente tudo.”
Em 2023, ele trouxe Wide Open, horses à vida—no palco. Ele reservou duas noites no The National Concert Hall em Dublin, gravou algumas demos lo-fi, praticou o material por uma semana e então subiu ao palco. Telefones não eram permitidos, mas McMorrow gravou para “ver o que funcionava e o que não funcionava.”
“Eu literalmente toquei o álbum antes de ser gravado,” diz James. “O objetivo era expor as falhas e também destacar os pequenos momentos especiais. Foi um experimento estranho, mas funcionou muito bem. A ideia é tão simples, ‘Escrever canções e tocá-las ao vivo’. Sem câmeras, foram os melhores shows que já fiz—o que é interessante porque ninguém conhecia a música! Todos estavam apenas vivenciando aquilo. Tive amigos no lobby conversando com estranhos. Quem conversa com estranhos hoje em dia? Foi adorável. Foi uma experiência emocionante para todos os envolvidos.” Galvanizado por essa energia, ele foi para o estúdio e montou Wide Open, horses.
Em Wide Open, horses, McMorrow recompensa o público com uma abertura e vulnerabilidade notáveis. Desde as primeiras apresentações incertas dessas músicas para um público desavisado, convidando sua filha pequena Margot para gravar o dueto comovente e lúdico em “Give Up,” até gravar “Stay Cool” em uma única tomada, McMorrow se expõe completamente. Ao recuperar sua identidade, ele criou um álbum lindamente transparente e honesto.
Para celebrar o lançamento do álbum, McMorrow compartilhou a faixa principal, “Look Up!!” A faixa vê ele combinar samples alternativos com linhas de sintetizador, banjo e lap steel, sustentando vocais cativantes e ocasionalmente teatrais. É uma maneira perfeita de concluir o lançamento, capturando a sede de McMorrow por evolução criativa e exploração sem esquecer a importância de uma boa composição.
Wide Open, horses já está disponível via Nettwerk Music Group – ouça/ compre AQUI
Sobre James Vincent McMorrow:
James tem convidado os ouvintes a abrir suas mentes e corações desde sua estreia em 2010. Ao longo do caminho, ele acumulou mais de 1 bilhão de streams em um catálogo expansivo. Entre muitos destaques, “Higher Love” recebeu certificação BPI Gold no Reino Unido e ARIA Platinum na Austrália. Sua versão de “Wicked Game” de Chris Isaak foi trilha sonora do trailer da sexta temporada de Game of Thrones da HBO e gerou mais de 130 milhões de streams no Spotify na versão Live at Killkenny Arts Festival. Dominando as paradas, We Move de 2016 estreou notavelmente em primeiro lugar na Irlanda. Ao mesmo tempo, ele emprestou sua voz para “Hype” do blockbuster multiplatina Views de Drake, “I’m In Love” de Cloud Nine de Kygo e “Run Away” de Morning After de dvsn, entre outros. The Less I Knew de 2022 chegou aclamado pela crítica, como a Variance afirmou: “É a audição perfeita em meio a esses tempos complicados, repleto de emoção e confrontando candidamente as dificuldades enquanto olha para um dia mais brilhante.” Enquanto isso, ele esgotou turnês em múltiplos continentes, até mesmo lotando duas vezes a mundialmente famosa Sydney Opera House.
McMorrow também está levando Wide Open, horses de volta ao palco neste verão com datas como atração principal pela Europa, Reino Unido e América do Norte. As datas completas são as seguintes:
EU / UK:
15/06: London, Barbican – ESGOTADO
17/06: Paris, Maroquinerie – ESGOTADO
19/06: Amsterdam, Carré theatre
21/06: Berlin, Saalchen
01/07: Madrid, Noches Del Botánico
02/08: Waterford, All Together Now Festival , Ireland
América do Norte:
15/07: Los Angeles, CA – El Rey Theatre
16/07: San Francisco, CA – The Chapel
18/07: Portland, OR – Aladdin Theater
19/07: Seattle, WA – The Crocodile
20/07: Vancouver Folk Festival, BC
21/07: Sidney, Mary Winspear Centre, BC
23/07: Red Bird Brewery, Kelowna, BC – ESGOTADO
24/07: Edmonton, Myer Horowitz Theatre
Ingressos à venda aqui