O Instituto Manuel Braga em parceria com a Neusa Rocha Popular, referência em saúde ocular, realizarão atendimento médico gratuito no bairro Parquelândia neste sábado (28), das 8h às 11h. A ação visa o diagnóstico e o pré-operatório da catarata, assim como a disponibilização de ações de tratamento da doença para a população. O mutirão terá a presença de toda equipe médica do hospital e acontecerá na Neusa Rocha Popular, localizada na Rua Gustavo Sampaio, 530.
A médica oftalmologista e diretora do Hospital dos Olhos, Dra. Denise Rocha, pontua que “muitos pacientes não têm acesso ao tratamento da catarata, o que dificulta a qualidade de vida da população. Com isso, é preciso realizar os exames oftalmológicos com frequência para cuidar da saúde da visão. O mutirão visa justamente isso: fornecer, de forma gratuita, o diagnóstico da catarata e encaminhamento para o tratamento”.
Para o atendimento, é necessário que o paciente agende previamente a consulta pelos telefones (85)3281-6291 e 3281-4585 ou pelo WhatsApp (85) 98865-5686. Além disso, é necessário levar um documento de identificação, como RG ou CPF, e exames realizados anteriormente que possam ser relevantes para a consulta médica. Ao todo, serão realizados cerca de 500 atendimentos no período da ação.
Aos interessados em realizar a cirurgia da catarata, a clínica Neusa Rocha Popular disponibilizará para os pacientes o procedimento médico com valores reduzidos.
A catarata, doença que acomete a visão e a deixa opaca, é uma das principais causas de cegueira no mundo. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), estima-se que cerca de 500 mil novos casos sejam registrados no país a cada ano. Além disso, a catarata é responsável por 51% dos diagnósticos de perda de visão no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A doença atinge principalmente a população com mais de 40 anos. A deterioração da visão e a perda de sua capacidade afetam diretamente a vida das pessoas que sofrem com a catarata, podendo chegar a ter somente 10% da visão. Dados da Fiocruz apontam que a doença atinge cerca de 25% dos brasileiros com mais de 50 anos. Apesar da idade, a catarata também afeta a população mais jovem, registrando um aumento nos índices de casos.
“Por ser mais frequente na população idosa, muitos adultos acabam deixando de lado o cuidado com a visão. Porém, a catarata não tem uma idade certa e, com o avanço da idade, ela se torna mais frequente. Com isso, é essencial a realização do exame para que a doença seja tratada da maneira correta”, afirma a Dra. Denise Rocha.
Serviço:
Data: 28 de setembro, neste sábado
Horário: de 8h às 11h
Local: Clínica Neusa Rocha – Rua Gustavo Sampaio, 530 – Parquelândia
Mais informações: (85) 98865-5686 – WhatsApp