“O Mundo em Transição e o Mar de Oportunidades Verdes do Ceará” foi o tema da palestra que teve à frente o atual Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Estado do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo, em um bate-papo com associados do IBEF-CE nesta segunda-feira, 12. O encontro contemplou confraternização dos executivos e ocorreu no restaurante Mayú, no Senac Reference.
Renata Paula Santiago, presidente do Ibef CE, ressalta a importância do momento. “É um momento rico, que, além de protagonizar encontros, temos a oportunidade de ter contato com esses executivos, no caso do Célio Fernando, que nos trouxe tantas oportunidades e tantas possibilidades que o Ceará tem. Mas como ele mesmo disse, é preciso acreditar”, disse.
Na avaliação de Célio Fernando, é possível manter a velocidade de crescimento do PIB. “Temos condições de, em 15 anos, dobrarmos o PIB, que é 2,26% e a população é 4,33%. Temos que ter volume de investimentos. Há 7 anos seguidos os investimentos públicos do Ceará é o maior do país em razão do nosso equilíbrio financeiro”, destacou.
Ainda segundo ele, se conseguirmos manter será possível avançarmos ainda mais. “Precisamos eliminar a extrema pobreza do Ceará e a projeção é dobrarmos o PIB, mas vai depender de outros cenários. Mas acredito que encontramos o caminho que não é só o de carbono”, pontuou.
A respeito do risco do arcabouço jurídico para perder essa continuidade, o economista disse que há uma incerteza. “O debate são escolhas. Há uma grande concentração de busca pelo poder. Toda questão confusa que o mundo viveu não começou agora. O mundo já está polarizado há muito tempo. O Brasil e o Ceará também. Precisamos cobrar às autoridades políticas. Nós precisamos acreditar. Ano que vem é ano de crise. Temos que compreender como mitigar esses riscos e se adaptar esse momento em busca de equilíbrio financeiro”, disse.