• sáb. maio 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

HPV: transmissão vai além do sexo e prevenção envolve imunidade e vacinação

O Papilomavírus Humano (HPV) é amplamente conhecido como uma infecção sexualmente transmissível, mas especialistas alertam que suas formas de transmissão vão além do contato sexual. Além disso, estratégias de prevenção incluem não apenas a vacinação, mas também o fortalecimento do sistema imunológico. No Brasil, a infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é extremamente comum, afetando cerca de 9 a 10 milhões de pessoas. A taxa de infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) na genital atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens. Os resultados são da pesquisa nacional sobre o tema, encomendada pelo Ministério da Saúde e feita por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Embora 99% dos casos de HPV estejam relacionados à transmissão sexual, há registros de infecções adquiridas por vias não sexuais. Crianças, por exemplo, podem contrair o vírus através do contato com objetos contaminados ou durante o parto, quando a mãe é portadora do vírus.

Mas como isso é possível? De acordo com a Dra. Carolina Orlandi, existem mais de 100 tipos de HPV. “Eles são geralmente classificados como HPVs cutâneos, que afetam a pele, por exemplo verrugas comuns, e HPVs mucosos que afetam a mucosa genital e oral. Alguns tipos de HPV, especialmente os tipos 16 e 18, estão associados a cânceres, incluindo câncer cervical, anal, peniano, de orofaringe e outros”, afirma ela.

A Dra. alerta que o comportamento silencioso do vírus também contribui para sua disseminação. “Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas. Isso torna o controle mais difícil e reforça a importância da vacinação e do rastreamento regular com exames preventivos”, completa Orlandi.

A prevenção do HPV não se limita à vacinação. Manter um sistema imunológico fortalecido é essencial para combater o vírus. Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, aliada a hábitos saudáveis, pode contribuir para uma resposta imunológica mais eficaz.

A vacinação continua sendo a principal estratégia de prevenção contra o HPV. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade. A imunização é eficaz na prevenção de diversos tipos do vírus, incluindo aqueles associados ao câncer do colo do útero.

“A informação é uma ferramenta poderosa na luta contra o HPV. Entender as diversas formas de transmissão e as estratégias de prevenção disponíveis é fundamental para reduzir a incidência do vírus e suas complicações associadas”, afirma a Dra.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *