• seg. jul 8th, 2024

Hospital São Camilo Ipiranga inaugura setor de Transplante de Medula Óssea (TMO)

Em junho, a unidade Ipiranga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo inaugura um novo setor dentro do Centro de Hematologia: a área de Transplante de Medula Óssea (TMO) com dez leitos habilitados com infraestrutura qualificada para a realização do procedimento. O transplante autólogo de medula óssea pode ser essencial para o tratamento de doenças como linfomas e mielomas.

Além disso, o mês de junho também conta com a campanha de conscientização sobre as doenças do sangue, como a anemia e a leucemia. Com a inauguração da ala de TMO, além de reforçar a especialidade de oncohematologia e oncologia na unidade, também amplia o acesso de pacientes ao tratamento e a Rede passa a ter o serviços em todas as unidades: Pompeia, Santana e Ipiranga

“A nova ala da unidade de Oncologia/Hematologia no Ipiranga é dedicada a este tipo de procedimento e se tornam marco na história da instituição reforçando sua posição como referência no cuidado integral ao paciente. Esperamos ampliar o acesso ao tratamento da população que reside próxima à Unidade Ipiranga com a referência de alta complexidade que a Rede São Camilo de SP já possui”, comenta Rafael Amorim, gerente médico da Unidade Ipiranga na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

A hematologista, Marina Fonseca, aponta que o transplante de medula óssea é um procedimento que pode tratar e possivelmente curar diversas doenças graves, como:

  • Leucemias: Certos tipos de leucemia, tanto em adultos quanto em crianças, podem ser tratados por meio do transplante de medula óssea.
  • Linfomas: Alguns linfomas podem ser curados com o transplante de medula após o tratamento com quimioterapia.
  • Outros cânceres: Em alguns casos, o transplante de medula pode ser usado para tratar outros tipos de câncer, como mieloma múltiplo e alguns tumores sólidos.

“Além de potencial curativo, o transplante de medula óssea é muitas vezes um dos únicos tratamentos viáveis para muitos pacientes com doenças graves. Por isso, a ampliação da capacidade de realização desse procedimento para a Unidade Ipiranga pode permitir que mais pacientes tenham acesso a essa terapia de ponta e esperança de controle da doença”, finaliza a hematologista.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade, como Oncologia e Transplantes de Medula Óssea. Conta também com 1 Unidade especializada em Reabilitação e Cuidados Paliativos na Granja Viana.

Os hospitais gerais com atendimentos privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *