O Grupo Fornecedora realizou, durante o mês de abril, ações internas voltadas para o combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho. Na ocasião, a delegada Manuela Costa, da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, realizou palestras nos auditórios do Porto e da Termoelétrica do Pecém com o tema “Crimes contra a dignidade sexual: conceitos e com quem contar”.
A programação foi realizada em cumprimento à Portaria MTP nº 4.219/2022 e à Lei nº 14.457/2022, que entraram em vigor em março de 2023. As alterações legislativas passaram a exigir a adoção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e o estabelecimento de medidas obrigatórias adicionais, como a inclusão de regras de conduta no ambiente corporativo sobre o assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho, além da implementação de procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias.
Antônia Valentim, gerente do setor de QSMA (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente) do Grupo Fornecedora, explica que é fundamental ter colaboradores orientados a lidar com situações para evitar possíveis casos de assédio.
“Tivemos aceitação difusa e com muitas dúvidas dos participantes. Após as orientações iniciais sobre o tema, eles passaram a comprar a ideia e a disseminar as ações”, comenta.