Você sabia que os cabos elétricos possuem diferentes cores para indicar a função de cada fio? Essa definição fica a cargo da NBR 5410, que é a norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão que especifica as regras das cores dos cabos e estabelece suas funções. O protocolo é aplicado principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, entre outras. Para o profissional da área, ela serve como um manual do que se pode fazer e o que evitar.
O Grupo Carmehil, empresa referência em serviços e materiais elétricos, esclarece as possíveis dúvidas que a população possa ter sobre as cores dos cabos elétricos e suas respectivas atribuições, e quais os cuidados necessários é preciso ter para garantir uma instalação segura e eficiente dos cabos:
O que representa a cor e função de cada cabo elétrico?
O fio azul é usado para indicar um cabo neutro, que não carrega corrente elétrica, mas serve para equilibrar as tensões elétricas do circuito. Fio verde ou verde/amarelo é o de aterramento e serve para proteger as pessoas de choques elétricos em caso de falhas na instalação. O vermelho e o preto são condutores fase, ou seja, não influencia a faixa de tensão e todos do tipo carregam corrente.
Quais as observações necessárias na hora de instalar um cabo elétrico?
É importante seguir as normas de cores dos cabos elétricos para garantir uma instalação segura e eficiente. A falta de identificação correta pode levar a erros na montagem, o que pode levar a curtos-circuitos, falhas de energia e até mesmo a riscos de choques elétricos. Portanto, é fundamental que você siga as normas e sempre consulte um profissional capacitado em caso de dúvidas.
Além de facilitarem a organização e o planejamento da obra, as cores dos cabos auxiliam na identificação do circuito elétrico, aumentando assim a segurança nos projetos.
Sobre o Grupo Carmehil
A Carmehil é uma empresa cearense líder no Nordeste em tecnologias elétricas. Ao unir inovação, engenharia e softwares, a Carmehil oferece um conjunto de soluções para milhares de clientes da indústria, energia, construção, siderurgia, transporte e comércio. São mais de 15 mil produtos de 150 marcas nacionais e internacionais, compondo um portfólio completo de materiais elétricos, iluminação, rede de dados, infraestrutura, painéis, automação, acessórios e ferramentas.