• seg. set 30th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Grupo Bem Cuidado promove assistência em saúde mental para profissionais

    A saúde mental deve ser tema observado o ano todo e, no contexto hospitalar, é fundamental ter atenção não somente aos pacientes, mas também a quem acompanha esse público. Pensando nisso, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), reestruturou o grupo “Bem Cuidado” que tem o intuito de promover momentos de escuta e acolhimento aos cuidadores do equipamento de saúde que é responsável pela desospitalização e cuidados de transição para pacientes cronicamente dependentes.

    Preservar a própria saúde mental é importante para evitar situações de estresse e controlar desconfortos emocionais. Por isso, algumas ações simples, como estar disposto a pedir ajuda ou buscar apoio profissional, são essenciais para se manter saudável emocionalmente. Daí a importância de ações com grupos de apoio e profissionais que atuam nesse tipo de serviço.

    Com dinâmicas e brincadeiras, o grupo promove reflexões sobre o dia a dia e empatia, com compartilhamento de experiências. A cuidadora Ana Regina Souza, 51, está há duas semanas na CCC e atua como cuidadora do sobrinho pela primeira vez. Por ser novata na profissão, ela considera a iniciativa uma oportunidade de aprender com os colegas. “Está sendo uma ótima experiência, eu já aprendi muito com os treinamentos que temos aqui na Casa. O que eu mais gostei foi essa união e parceria. Muitas vezes precisamos ter paciência e forças para lutar, então esse apoio nos torna mais fortalecidos”, opina.

    Jaqueline da Silva Barbosa, 50, é profissional da área há mais tempo. Apesar de ser experiente, ela também considera o grupo útil e produtivo, sendo uma forma de criar novos vínculos. “O grupo mostra que sempre precisamos uns dos outros. É uma ótima forma de conhecermos mais sobre os perfis e a história de cada um e nos ajudarmos com nossa experiência de vida”, diz.

    A agenda do grupo conta com atividades diversificadas a fim de atingir vários contextos e habilidades, entre as propostas estão algumas oficinas, dinâmicas, dança, relaxamento, atividades psicomotoras, jogos, entre outras. “Essas atividades promovem a quebra da rotina, o resgate do cotidiano e da história de vida, proporcionando bem-estar e fortalecimento de vínculos.”, explica a terapeuta ocupacional Nívea Barros.

    Segundo a psicóloga Ariana Matias, o grupo teve uma boa adesão e as reuniões serão realizadas semanalmente. “Esses momentos trazem benefícios como melhoria do humor e qualidade do sono. É uma forma de o cuidador se sentir pertencente ao espaço e mostrar que a saúde mental dele também é importante para o bom desempenho das atividades”, conclui.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *