Um dos feriados favoritos dos brasileiros é o Carnaval. Enquanto muita gente vai curtir a folia em casa, outros aproveitam para viajar. Nesse sentido, é justamente nas épocas festivas que a falta de atenção põe em risco a segurança de casas e condomínios.
“É importante que o síndico alerte os moradores sobre alguns cuidados básicos na hora de viajar. Em primeiro lugar, o condômino deve evitar deixar a chave na portaria. Ao sair, é importante checar se janelas e portas estão trancadas, especialmente se o apartamento se situar nos dois primeiros andares do prédio”, ressalta o diretor do Grupo Atitude, Paulo Aragão.
Outro ponto de importância é desligar a chave geral do apartamento e fechar os registros de gás e água, deixando um telefone de contato com algum vizinho de confiança em caso de emergências.
Quando a segurança envolve áreas externas e comuns dos condomínios, é importante que os colaboradores que atuam no prédio fazer rondas periódicas pelo local. “Caso o serviço seja terceirizado, é possível solicitar junto à empresa de segurança um reforço nas rondas e no monitoramento do condomínio”, avalia.
Também é bom lembrar do controle de acesso. “Há quem receba familiares e amigos para o feriado ou até mesmo organize festas para se preparar para a folia. Com isso, o entra e sai de visitantes aumenta, o que pode comprometer a segurança dos moradores e a integridade do patrimônio”, alerta.